Eclipse solar

Portugal vai assistir a eclipse durante duas horas na manhã de sexta-feira

Um eclipse total do sol vai ser visível em Portugal na manhã da próxima sexta-feira, entre as 8h00 e as 10h00. A lua neste período de tempo vai passar à frente do sol, e, durante duas horas o dia vai escurecer.  O fenómeno, o último do género na Europa até 2026, terá o seu auge de visibilidade nas ilhas Faroé e Svalbard, que vão poder ver o eclipse na sua totalidade. Em Portugal continental a percentagem da parcialidade vai variar entre os 62 por cento e os 74 por cento.

A melhor região do País para observar o fenómeno serão as ilhas do Corvo e das Flores, nos Açores, onde a percentagem da parcialidade vai chegar aos 77 por cento. A Madeira será a pior região para acompanhar o acontecimento, uma vez que a percentagem visível do sol que vai estar bloqueada pela lua não vai passar dos 57 por cento. Este será o último eclipse solar visível na Europa até 12 de Agosto de 2026.

Cuidados a ter para não sofrer lesões oculares

Mas para observar este fenómeno são necessários vários cuidados. Ver um eclipse do sol sem a protecção adequada pode provocar lesões irreversíveis na retina e no limite a cegueira. As crianças são aquelas para quem os oftalmologistas pedem cuidados especiais. Recomendam que o tempo de observação do eclipse que não deve exceder os 20 segundos de cada vez, com intervalos de descanso de pelo menos três minutos.

A Direção-Geral da Saúde, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e o Observatório Astronómico de Lisboa emitiram um comunicado onde alertam que “só se pode olhar para o Sol com filtros solares adequados que se vendem nas farmácias e nas lojas especializadas. Não se devem usar óculos de sol, vidros fumados, radiografias, negativos fotográficos, películas, folhas de alumínio. As lentes adequadas para se olhar para o Sol têm um filtro muito específico (devem conter a marca CE obrigatória, cumprindo a Norma Europeia EN 169/1992 e a Diretiva Europeia CEE 89/686)”.

LEIA TAMBÉM

Elon Musk defende rendimento universal para compensar “roubo de empregos pela” automação

Com muitos relatórios a apontar para uma redução significativa do número de empregos disponíveis no futuro, podendo …

Solução para vinagres sem conservantes está nas películas à base de camarão ou de fungos

Já tinham descoberto uma forma de conservar os vinhos sem recurso à adição de sulfitos, …