Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

POSEUR aprova projectos de 1,1 milhões de euros em Seia

O município de Seia viu aprovadas as suas três candidaturas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) incluídas no seu plano para preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, ao nível do Ciclo Urbano de Água. O investimento global será de aproximadamente um milhão e 100 mil euros, sendo a comparticipação comunitária do Fundo de Coesão muito perto dos 950.000 euros – valor correspondente à taxa máxima de cofinanciamento das operações aprovadas – 85 por cento do custo total elegível da operação.

O objectivo passa por fechar os sistemas de abastecimento de água em baixa e sistemas de saneamento de águas residuais, o que obriga a um conjunto de intervenções, como a construção de uma rede de drenagem de águas residuais entre Vila Chã e a ETAR de Seia, eliminando a estação de tratamento que serve a Área Empresarial da Abrunheira, que apresenta eficiências de tratamento muito baixas (estando em pré-contencioso com a APAmbiente), bem como eliminar uma fossa séptica que serve a população de Vila Chã. O investimento visa igualmente a concepção e construção da ETAR das Folgosas, de forma a proteger dos efeitos nocivos das descargas residuais urbanas a qualidade das águas superficiais e ainda a construção da rede de drenagem de águas residuais e órgão complementar da Teixeira de Baixo, eliminando também as fossas sépticas que servem os alojamentos.

A implementação destes projectos prende-se, explica a autarquia de Seia, com a necessidade de resolução de problemas ambientais graves. O objectivo é reduzir o nível de poluição das massas de água, atribuindo um especial enfoque à construção de recursos e infraestruturas, garantindo a qualidade do serviço prestado e a sustentabilidade do sistema de acordo com as directivas comunitárias.

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

PJ deteve em Seia um homem por tentativa de homicídio

O Departamento de Investigação Criminal da Guarda da Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração da …

Primeiro-ministro apresenta 20 equipas de sapadores florestais em Oliveira do Hospital

O primeiro-ministro, António Costa, apresenta amanhã 20 novas equipas de sapadores florestais, em Oliveira do …