Câmara Municipal de Seia promove incentivos à criação de emprego e ao investimento.

POSEUR aprova projectos de 1,1 milhões de euros em Seia

O município de Seia viu aprovadas as suas três candidaturas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) incluídas no seu plano para preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, ao nível do Ciclo Urbano de Água. O investimento global será de aproximadamente um milhão e 100 mil euros, sendo a comparticipação comunitária do Fundo de Coesão muito perto dos 950.000 euros – valor correspondente à taxa máxima de cofinanciamento das operações aprovadas – 85 por cento do custo total elegível da operação.

O objectivo passa por fechar os sistemas de abastecimento de água em baixa e sistemas de saneamento de águas residuais, o que obriga a um conjunto de intervenções, como a construção de uma rede de drenagem de águas residuais entre Vila Chã e a ETAR de Seia, eliminando a estação de tratamento que serve a Área Empresarial da Abrunheira, que apresenta eficiências de tratamento muito baixas (estando em pré-contencioso com a APAmbiente), bem como eliminar uma fossa séptica que serve a população de Vila Chã. O investimento visa igualmente a concepção e construção da ETAR das Folgosas, de forma a proteger dos efeitos nocivos das descargas residuais urbanas a qualidade das águas superficiais e ainda a construção da rede de drenagem de águas residuais e órgão complementar da Teixeira de Baixo, eliminando também as fossas sépticas que servem os alojamentos.

A implementação destes projectos prende-se, explica a autarquia de Seia, com a necessidade de resolução de problemas ambientais graves. O objectivo é reduzir o nível de poluição das massas de água, atribuindo um especial enfoque à construção de recursos e infraestruturas, garantindo a qualidade do serviço prestado e a sustentabilidade do sistema de acordo com as directivas comunitárias.

LEIA TAMBÉM

GNR de Mangualde deteve assaltantes de residências

O Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde da GNR de Mangualde deteve ontem, um homem, …

Cientistas da UC criam “Transporte” de quimioterapia activado no local de produção de células cancerígenas por controlo remoto

Uma equipa internacional de investigadores, liderada pelos portugueses Lino Ferreira e Ricardo Neves, do Centro …