“Praça da Alegria” veio à Casa da Obra comemorar Dia Nacional do Pijama

 

… que valeu à instituição a participação no programa “Praça da Alegria”, na RTP.

As crianças que frequentam as valências de creche e jardim de Infância da Obra D. Josefina da Fonseca, em Oliveira do Hospital, integram o grupo de mais de 70 mil crianças que hoje trocou ao bibe pelo pijama, porque “todas as crianças têm direito a crescer numa família”.

A ação decorreu no âmbito da comemoração do Dia Nacional do Pijama que está a mobilizar várias escolas e instituições do país frequentadas por crianças até aos seis anos de idade. Uma iniciativa que foi acompanhada pelo programa da RTP, Praça da Alegria, onde apresentadores e público também surgiram devidamente trajados com pijama.

O Dia Nacional do Pijama é uma iniciativa da Fundação Mundos de Vida, de Lousado, em Vila Nova de Famalicão que tem trabalhado no domínio do acolhimento familiar, na tentativa de mudar os números que apontam que apenas cerca de 5 por cento das crianças em risco vivem em famílias de acolhimento. Com este dia, a Fundação quer contribuir para “mudar mentalidades e encontrar novas formas de ajudar as crianças que durante uma fase das suas vidas não podem viver com os seus pais”. Para o efeito, a Fundação distribuiu caixas – mealheiro pelas crianças com o objetivo de recolherem algum dinheiro destinado àquele propósito.

Segundo Manuel Araújo, presidente da Mundos de Vida em Portugal, em 2011 existiam cerca de nove mil crianças que não vivem com os seus pais, sendo que apenas 485 estão integradas em famílias de acolhimento. A Fundação Mundos de Vida criou um programa de famílias de acolhimento e criou uma bolsa desse tipo de famílias que trabalha em dez concelhos do Norte, integrando 90 famílias formadas e aptas a acolher crianças.

LEIA TAMBÉM

A escola ou a escolinha (?). Autor: António Ferro.

Durante várias décadas, fui assistindo às mudanças (algumas drásticas e escusadas) no sistema de ensino …

Amianto nas escolas de Oliveira do Hospital será retirado durante as férias lectivas de Verão

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garante que a remoção do amianto das …