Praceta Manuel Cid Teles vai ser requalificada no ano do centenário do autor

 

O lançamento do site alusivo ao centenário de Manuel Cid Teles encetou, ontem, um conjunto de iniciativas que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em parceria com a Junta de Freguesia local e um designado grupo de amigos do poeta pretende realizar durante este ano, como forma de celebrar os 100 anos de nascimento de Manuel Cid Teles.

Numa sessão realizada no Salão Nobre da Câmara, a vereadora da Cultura expôs algumas das iniciativas que vão decorrer até ao próximo mês de Abril, mas impôs algum secretismo em torno de outras ações que terão lugar em cada um dos meses de 2011.

Em condições de lançar o site e o logótipo alusivo ao centenário e, de anunciar a realização de um concurso literário, Graça Silva destacou a importância daquele momento, que pretende levar longe o nome de Manuel Cid Teles.

A realização de uma exposição em Março e Abril e, o desafio que está a ser lançado junto das escolas conducente ao lançamento de um livro em homenagem ao autor, foram outras das iniciativas divulgadas por Graça Silva.

Ainda que envolto em secretismo, coube ao presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital o anuncio da intenção de requalificação da praceta com o nome do poeta. “A Junta de Freguesia encetou junto do município um pedido de apoio para a requalificação da praceta Manuel Cid Teles, porque interessa que o autor passe a ser também uma marca e uma imagem turística”, afirmou Nuno Oliveira, adiantando que a requalificação irá decorrer em duas fases, devendo a primeira acontecer ainda durante este ano.

Recusando-se a avançar pormenores sobre a futura obra, o presidente da Junta de Freguesia referiu apenas que irão ser resolvidos alguns pontos degradados da praceta e que a primeira fase será feita de modo a permitir uma segunda intervenção, que ainda não tem data marcada.

Verificando que o momento actual ainda não o permite, Nuno Oliveira acabou por desvendar que o objetivo da segunda fase é o de retirar os lugares de estacionamento atualmente existentes na praceta.

Dos trabalhos que vão ter lugar este ano na praceta, consta ainda a colocação de um memorial de Manuel Cid Teles, não tendo sido contudo desvendado o formato do mesmo. “É importante que demos a conhecer a quem vem de fora, quem foi Manuel Cid Teles”, afirmou Oliveira, informando ainda que, em parceria com o município, a Junta de Freguesia está a preparar o lançamento do último livro do poeta.

Enquanto presidente da Junta de Freguesia, Nuno Oliveira é um dos principais mentores das comemorações que vão decorrer ao longo do ano em Oliveira do Hospital. “A Junta não poderia ficar alheia a estas comemorações, dada a importância e toda a dimensão de Cid Teles nas várias áreas”, justificou.

Recuando ao ano de 1999 para recordar a primeira celebração de divulgação da vida e obra de Manuel Cid Teles, pela mão da OHs21, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considerou que “a vida e obra de Manuel Cid Teles obrigavam o município e a Junta de Freguesia a celebrar publicamente o seu centenário”.

“É louvável o trabalho do município e Junta de Freguesia com a virtude de envolver a sociedade civil”, observou José Francisco Rolo.

Para além de Manuel Cid Teles,também o nome de Rosa Lobo foi, por várias vezes, pronunciado na sessão ontem realizada. À funcionária da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e amiga de Manuel Cid Teles foram dirigidos agradecimentos pela forma como tem tratado todo o espólio do autor. “Tanto empenho e dedicação são contagiantes”, referiu Graça Silva.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …