Praia fluvial de Alvôco das Várzeas distinguida pela terceira vez com símbolo de qualidade

A praia fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, foi galardoada pelo terceiro ano consecutivo com a Bandeira Azul. Esta distinção é atribuída anualmente pela Dundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. A bandeira azul é considerada como um símbolo de garantia de qualidade de uma praia.

Banhada por aquele que é considerado um dos rios menos poluídos da Europa, o Alvôco, a praia fluvial de Alvôco das Várzeas foi a primeira zona balnear do concelho de Oliveira do Hospital a ser distinguida, em 2014, com uma Bandeira Azul. Este ano, em que se comemoram 30 anos de Bandeira Azul, sob o mote “Trinta anos, trinta critérios, um objectivo”, aquele espaço integra o lote das 22 praias fluviais portuguesas que ostentam aquele símbolo.

Esta zona balnear, integrada na Rede de Praias de Aldeias do Xisto, tem vindo a ser dotada com todo um conjunto de infra-estruturas de valorização, detendo também o estatuto de Praia Acessível, uma distinção que visa galardoar as praias que reúnem um conjunto de condições para serem usufruídas por pessoas com mobilidade condicionada/reduzida.

Localizada junto à ponte medieval de Alvôco das Várzeas, freguesia que recentemente passou a integrar a Rede de Aldeias de Montanha, aquela praia fluvial foi também recomendada pela ABAE, pelo segundo ano consecutivo e por unanimidade, ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2016, tendo o júri nacional, segundo a Câmara Municipal, congratulado o Município de Oliveira do Hospital pela “evolução segura e de qualidade” desta zona balnear ao longo dos três anos de candidatura ao galardão Bandeira Azul.

O vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, responsável pelo pelouro do Turismo, José Francisco Rolo, diz que a renovação deste prestigiado galardão está implicitamente associada ao investimento que a Câmara Municipal tem vindo a fazer ao nível da valorização das zonas balneares e dos recursos hídricos, com vista a projectar o sector do turismo de natureza, que tem tido um franco crescimento com vários investimentos concretizados e outros em fase de conclusão.

Foto: site do município de Oliveira do Hospital

LEIA TAMBÉM

“Não reúno condições objectivas que reputo de indispensáveis, necessárias e até obrigatórias, a uma candidatura à Câmara Municipal”

O ex-presidente da Assembleia Municipal de Oliveira, António Lopes, não se irá candidatar nas eleições …

A partir de hoje a origem do leite é obrigatória nos rótulos

A origem do leite, queijo, requeijão, iogurte, manteiga ou nata vai ser obrigatória nos rótulos …