Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas obtém a melhor classificação ao nível da qualidade das águas

De acordo com os dados revelados pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) sobre a qualidade das águas balneares nas praias fluviais do concelho de Oliveira do Hospital – apenas duas estão a ser monitorizadas periodicamente –, Alvôco das Várzeas é a zona balnear que apresenta água de melhor qualidade.

Esta avaliação, feita pelo Instituto da Água no final de cada época balnear, é classificada em quatro níveis de qualidade: “Má, Aceitável, Boa, Excelente”.

De acordo com a legislação comunitária, transposta para o direito nacional, “todas as águas balneares devem ser classificadas como “Aceitável” até ao final da época balnear de 2015. Com esse objectivo devem ser tomadas as medidas adequadas para aumentar o número de águas balneares classificadas como “Excelente” ou “Boa”.

No penúltimo patamar do nível máximo da qualidade da água está por isso a pitoresca praia de Alvôco das Várzeas, banhada pelo rio Alvôco, já que obteve a classificação de “Boa”.

Tida como a rainha das praias fluviais concelhias, Avô é a estância que reúne melhores infra-estruturas de apoio ao recreio balnear, mas as suas águas apenas obtiveram a classificação de “Aceitável”.

Esta diferenciação da qualidade poderá estar relacionada com o facto de esta praia ser banhada pelo Alva – um rio que sofre mais com as descargas de efluentes.

Acompanhe aqui a monitorização da qualidade das águas durante a época balnear, que decorre entre 1 de Junho e 30 de Setembro.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …