Quarta-feira, Março 29, 2017
Início - Outros Destaques - Prémio Nobel da Paz D. Carlos Ximenes Belo visita Oliveira do Hospital em Abril
Prémio Nobel da Paz D. Carlos Ximenes Belo visita Oliveira do Hospital em Abril

Prémio Nobel da Paz D. Carlos Ximenes Belo visita Oliveira do Hospital em Abril

O Bispo D. Carlos Ximenes Belo vai estar em Oliveira do Hospital no próximo dia 21 de Abril e realiza uma conferência, pelas 21h00, no Teatro da Sociedade Recreativa Ervedalense, em Ervedal da Beira, subordinada ao tema “O Mundo precisa de Misericórdia”. A presença do Prémio Nobel da Paz esteve prevista para participar nas Conferências Jubilares “A Igreja vive o desejo de oferecer Misericórdia”, organizadas pela Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital que decorrem nos próximos dias 16, 17 e 18 de Março também na sala de espectáculos de Ervedal da Beira, mas alguns problemas de agenda obrigaram a uma alteração. É que o Bispo Emérito de Dili desloca-se a Timor-Leste para a Ordenação Episcopal do novo Bispo da capital timorense, no próximo dia 19 de Março.

A visita e palestra de D. Ximenes, também organizada pela da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, fica adiada para a noite de 21 Abril, altura em que o Prémio Nobel da Paz estará no concelho. E a sua agenda não se limitará à conferência. Ao início da tarde, pelas 15h30, realiza uma visita à sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, seguindo-se, pelas 18h00 uma recepção na Câmara Municipal. Às 19h00, D. Ximenes Belo celebra a Eucaristia na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital.

O novo programa das Conferências Jubilares passa a contar, no dia 17 de Março, com o Dr. João Paulo Fernandes, Professor de Teologia Bíblica, que falará do tema”A Misericórdia na Bíblia”. Os restantes conferencistas mantêm-se: a Irmã Inês Vasconcelos (Capelania dos HUC) e o Professor Doutor Manuel Augusto Rodrigues (Professor Catedrático da Universidade de Coimbra).

Apesar de perder um protagonista de peso, o evento, uma iniciativa da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital para melhor celebrar o Jubileu da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco, agendo para a próxima semana Teatro da Sociedade Recreativa Ervedalense, prometem segundo os responsáveis pela organização ter testemunhos importantes. “É a resposta a um apelo do Papa Francisco para que a misericórdia seja o oxigénio da igreja, que não seja esquecido o acolhimento dos mais frágeis e que a igreja seja uma porta aberta a todos”, explica o Diácono Francisco Prior Claro, um dos principais responsáveis pela organização do evento.

Lembrando que estamos num momento em que se discute a eventual legalização da eutanásia, Francisco Prior Claro acredita que será importante por exemplo ouvir a Irmã Inês Vasconcelos, ela que trabalha diariamente com aqueles que sofrem nos Hospitais da Universidade de Coimbra. “É bom ouvir alguém que lida todos os dias com o sofrimento e que sabe o que é estar ao lado de quem sofre”, conta, adiantando que estas três palestras podem ajudar a fazer uma reflexão sobre a misericórdia.