Presépio é motivo de atração em Gramaços

Os painéis colocados à entrada da localidade convidam a uma visita ao presépio que, desde o dia 8 de dezembro, não deixa ninguém indiferente em Gramaços. A iniciativa é da Associação Desportiva de Gramaços que, em 2014, espera dar maior dinâmica e projeção ao presépio.

Numa altura em que um pouco por todo o lado se multiplicam as iniciativas natalícias, salta à vista no concelho de Oliveira do Hospital o “Presépio de Gramaços”. Localizado às portas da cidade, o presépio tem associada a imponência das peças e do local onde estrategicamente voltou a ser montado, na encosta de área de carvalhos,  junto à estrada que atravessa a localidade. Um cenário considerado privilegiado pelos mentores da iniciativa que, este ano, decidiram devolver aquele episódio natalício ao local que em tempos já foi usado para o efeito.

As peças em tempos usadas foram recuperadas pela nova direção do Associação Desportiva de Gramaços que decidiu voltar a dar vida à iniciativa, colocando por isso mãos à obra na construção de outras peças. As cabritas, o cão, o castelo e a fonte constituem alguns dos novos elementos que foram feitos com recurso a melamina em cru que, com a ajuda da professora Susana Valadeiro, foram depois pintadas com o objetivo de recriar o natural cenário do presépio.

“Em cena” até ao passar dos Reis, o presépio é visto como um dos principais projetos da coletividade local que, em próximos anos, lhe pretende conferir maior dimensão e protagonismo. “O nosso objetivo é recriar a história do presépio com crianças e torná-lo pedonal”, refere Telmo Costa, presidente da Associação Desportiva de Gramaços ao correiodabeiraserra.com, na expectativa de que no futuro o presépio se assuma como um motivo de atração de visitantes à localidade.

Para a montagem do presépio, tal como está, Telmo Costa dá conta de um esforço financeiro difícil de comportar para uma coletividade como a Associação Desportiva de Gramaços. O investimento na iluminação e aquisição da melamina revelou-se elevado, pelo que a coletividade optou por sortear cabazes com o objetivo de ajudar a suportar a despesa.

Para além da montagem do presépio, a coletividade vai ainda proporcionar, no dia 25, uma visita do Pai Natal à localidade de Gramaços, onde terá lugar um lanche com a comunidade. Do mesmo modo, a associação vai distribuir pelos habitantes de Gramaços e da cidade um postal de Natal ilustrado com o presépio.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …