O presidente da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE), Manuel Marques, afirmou estar “preocupado com a forma de apoio que está a ser prestada ao sector da ovinicultura”, queixando-se também da “falta de rigor absoluto por parte dos ovinicultores”.

Presidente da Ancose diz que “há pastores em dificuldades” por causa da seca

Imagem vazia padrão“Eu acho que para se obter queijo Serra da Estrela há que saber obrigatoriamente a origem do leite e penso que as pessoas estão a ultrapassar um pouco isso”, afirmou o líder da ANCOSE, em declarações prestadas à revista “Gazeta Rural”.

Manuel Marques evidenciou igualmente alguma preocupação com os problemas resultantes da seca prolongada, uma vez que – segundo o próprio – está a provocar “grandes quebras de produção de leite”.

Marques, que esteve recentemente reunido com o secretário de Estado da Agricultura, Luís Vieira, advertiu que “muitos pastores estão a passar dificuldades devido aos encargos, que são maiores, com a sustentação das ovelhas a rações e fenos. Muitos deles estão mesmo com dificuldades em conseguir sustentar a vida familiar com os proveitos dos rebanhos”, revelou o presidente da ANCOSE.

LEIA TAMBÉM

Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase …

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio de Tábua reacendeu-se e mobiliza centenas de bombeiros

O incêndio que ontem deflagrou em Tábua, está novamente activo. O reacendimento aconteceu ao início da tarde …