Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital garante que dentro de dias os comerciantes podem regressar ao renovado Mercado Municipal

Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital garante que dentro de dias os comerciantes podem regressar ao renovado Mercado Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, promoveu ontem um passeio com a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, pelas renovadas instalações do Mercado Municipal e Central de Camionagem da cidade. A iniciativa, que antecedeu a inauguração da V edição da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, teve como objectivo sensibilizar aquela responsável para as obras realizadas e para a eventual possibilidade de vir a ser aprovado algum fundo de apoio ao projecto.

Alexandrino reconheceu que o município avançou sem ter garantias de qualquer apoio comunitário, mas sublinhou que tal era necessário porque o espaço “estava obsoleto e era preciso revitalizá-lo de forma a oferecer melhores oportunidades de negócio aos comerciantes que dentro de dias podem começar a ocupar o espaço”. Não escondeu, de resto, que pode ser difícil conseguir qualquer verba, mas confessou que tinha de deixar este apelo à presidente da CCDRC para um possível financiamento do projecto no “overbooking” do QREN.

O responsável da autarquia aproveitou ainda o momento para enfatizar as dificuldades que os empresários locais sentem em termos de infra-estruturas rodoviárias e para a necessidade de ser feito algo nesse sentido. O autarca referiu sobretudo a ligação do IC6 à A25 e de tal não fazer parte da lista de investimentos rodoviários que governo está a preparar.

Ana Abrunhosa, que teve a honra de cortar a fita que abriu oficialmente as portas da Feira Regional de Oliveira do Hospital (que se prolonga por nove dias e conta com cerca de 200 expositores) não fez grandes comentários sobre o assunto, mas elogiou a EXPOH que classificou como uma excelente iniciativa para dar protagonismo e visibilidade aos empresários da região. E deixou uma promessa. “Estamos disponíveis para vos receber e para acarinhar os vossos projectos”, disse, lembrando que são os empresários e as empresas que criam emprego. Sobre as acessibilidades mostrou-se consciente e compreendeu as necessidades. “Basta circular nesta estradas para perceber que este era um projecto importantíssimo, mas para ser franca vejo poucas possibilidades de ele ter financiamento comunitário”, concluiu.

José Carlos Alexandrino convidou depois Ana Abrunhosa para presidir à inauguração oficial do mercado agendada para 7 de Outubro. “Não quero que fique lá o meu nome, mas o seu”, disse, enfatizando depois ao “CBS” que a passagem pelas novas instalações não teve nada a ver com qualquer pré-inauguração, mas  apenas de uma visita. Garantiu porém que o espaço está disponível para receber os comerciantes dentro de poucos dias. “Podem começar a trabalhar lá logo que eles queiram. Não posso precisar exactamente dentro de quantos dias, mas será dentro de uma ou duas semanas”, assegurou, frisando que até dia sete de Outubro terão de estar lá todos instalados. “Existam, porém, ainda algumas lojas para ir a concurso”, explicou.

A promessa deve deixar os comerciantes mais tranquilos, até porque alguns já se encontram fartos das instalações provisórias para onde foram transferidos num espaço próximo. E não escondem algumas dúvidas sobre o prometido regresso dentro de dias. Um comerciante confessou ao CBS que já tiveram algumas datas, todas falhadas. Inicialmente foi-lhes prometido que o regresso seria em Outubro passado, posteriormente houve uma suspensão e ficou para Março. “Agora ainda não sei quando vai ser. Não recebemos qualquer comunicação oficial ou informal sobre a data”, conta José Mendes Pereira, cuja esposa explora um bar no mercado, além uma charcutaria. “Espero que desta vez seja mesmo para valer, mas não estou muito convencido”, concluiu.

 

LEIA TAMBÉM

Detidos por tráfico de droga em Santa Comba Dão

Nove detenções e apreensão de droga em Festival realizado em São Gião, Oliveira do Hospital

Nove detidos, 35 identificados e 366 doses de droga apreendidas é o balanço das acções …

Santa Ovaia anuncia tradicional Festival das Sopas, com muita música e porco no espeto

Santa Ovaia, em Oliveira do Hospital, já tem alinhado o cartaz de mais uma edição do …

  • Como votei neste!!!

    “Os comerciantes podem ir já para lá, dentro de três a quatro semanas, o mais tardar até 7 de outubro próximo”, disse JCA.
    Este ó o nosso verdadeiro presidente.

  • Ouvido na barbearia

    – Então a iniciativa foi uma inauguração simbólica, uma pré-inauguração, ou o que é que foi?
    – Parece que à última da hora, passou a ser uma visita guiada, para que os convidados não se perdessem naquele espaço amplo e vazio.
    – Mas vai haver inauguração?
    – Caso fique acabado a tempo, espera-se que seja lá para o dia 7 de Outubro. No entanto, já está pensada uma visita explicativa para quando tudo estiver a funcionar, aí lá para o final do ano…
    – Já estou mais descansado, continuamos a ter as três festinhas para o povinho andar alegre, e para o Sr Presidente se mostrar.
    – É verdade, troca-se é o nome para “visitas”.

  • António Lopes

    Que interesses mesquinhos e o desrespeito pelos órgãos eleitos pudessem mover os socialistas locais, nós já sabíamos.

    Que a vinda do Secretário geral do PS, a convite do Senhor Presidente da Câmara, não tenha mobilizado a habitual “romaria” dos PS’s locais, é que já me espanta muito.O líder da Concelhia, não se deu por ele.O “Presidente da Assembleia” cruzou-se de circunstância no fim do jantar…o resto, parece, foram para a Figueira da Foz dentro do espírito de conspiração, tão em voga.O líder da oposição,para além de ser do PS, é também, a 8ª figura do Estado,o que pelos vistos, são coisa de somenos, por estas bandas..! Nem o facto do Senhor Presidente da Câmara ser apoiante, valeu grande coisa..! É muita democracia e independência , para o meu gosto. E se Seguro ganha..?

    • P. da Costa

      A sorte de todos, é que o próximo 1º Ministro chama-se Pedro Passos Coelho.
      A situação do BES tramou todos os Sócratinos.
      Para Presidente da Republica, também sabemos que vai ser o Guterres, aliás o negócio já está feito com PPC, que para facilitar vai candidatar Santana Lopes. O que Santana Lopes vai ganhar para se prestar a este papel é que ainda não se sabe, mas as más línguas aponta o actual lugar do Guterres.
      Já está tudo escrito nas estrelas. Esta luta dos socialistas, não passa de facilitar o lugar para Pedro Passos Coelho.
      Uma coisa pode ter a certeza, todos estão a negociar um tacho.

  • Jpcruz

    este executivo anda aprender a moda do jardinismo da madeira que para a mesma obra faz 4 ou 5 inaugurações. o que realmente vergonhosoe uma obra feira de novo é as lacunas que tem como por exemplo:
    – as pessoas estarem ao frio e a chuva nalguns casos a espera do autocarro.
    – a zona de cargas e descargas não tem coberto.
    -a zona da restauração ão tem copa nem saida de fumos.
    – nunca vim numa central de camionagem estacionamento para carros ligueiros.
    – Não se lembraram que o mercado presicava de esgotos tiveram que andar nesta ultima semana arrebentar com a estrada envolvente ao mercado para ligar os esgotos.

    depois disto este executivo devia ter vergonha e fazer uma vontade ao povo de oliveira . demitam-se.

  • “Tamém”

    “Nem é preciso perguntar o senhor diz tudo”!!! Quando vê um micro, passa-se…Lá vem a ladaínha dos ICS, e o “tamém”, “tamém” temos o “sube” e a “caembra”. A natureza… e “tamém” temos os hoteis fechados por falta de água e saneamento.Isso não se faz com conversa. É preciso obras e planeamento.Tanta propaganda e onde e que os turistas dormem..? Essa coisa da “guerilha” quando é que sequestra o ministro que faz a estrada?
    Com a SIC e RTP1 cá não cortou a estrada porquê? Quem é que te leva a sério ALEX? Sabes o que é o bacoquismo..?

    • Assurancetourix Das Beiras

      O importante são as crianças “que hadem alumiar o nosso futuro”. Alexandrino dixit. Os visitantes podem ficar no Hotel S. Paulo. Ou na Ponte das Três Entradas. Ou ainda… no empreendimento 5 estrelas das Caldas de S. Paulo. Não chega?

      • Posto de turismos

        Claro;
        Dormem na Ponte, vêm comer, tomar banho e fazer as necessidades ao São Paulo, e caso queiram vão fazer preparação física de 5 estrelas para as obras nas Caldas.
        Turismo mOHve-te, Oliveira do Hospital sempre na vanguarda.

        • Assurancetourix Das Beiras

          Exactamente. E podem levar umas garrafinhas de águas termais, para se refrescarem nas passeatas pelos caminhos do xisto. Se forem médicos, podem ainda dormir nos apartamentos que a ‘cambra’ tem à disposição.

      • Deus te abençoe

        “Deixai vir a mim as criancinhas” disse o Alex na entrevista à RTP.
        É que está aqui um profeta, se começar a curar com as mãos já chegam os médicos que cá temos.