Home - Destaques - Presidente da Câmara fica “satisfeito quando o concelho tiver à volta de 700 desempregados”

Presidente da Câmara fica “satisfeito quando o concelho tiver à volta de 700 desempregados”

José Carlos Alexandrino revelou-se empenhado em combater o desemprego em Oliveira do Hospital que, por este altura, atinge 1135 oliveirenses. No arranque da iniciativa “Competências para o Desenvolvimento” o autarca disse que a meta é a dos 700 desempregados.

Em Oliveira do Hospital está a decorrer, de 28 de abril a 17 de maio, a quarta edição da iniciativa “Competências para o Desenvolvimento” numa organização da Câmara Municipal em colaboração com vários parceiros, entre os quais as escolas, IEFP, BLC3, ADI e ADIBER. “Queremos criar um movimento regional de estímulo à inovação e sensibilizar à luta contra o desemprego”, explicou o vice-presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, por ocasião do arranque da iniciativa que contempla um programa diversificado de atividades, entre as quais a Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo, que vai ter lugar no dia 16 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral.

Na quarta edição, a iniciativa vai ao encontro das preocupações da autarquia oliveirense no que respeita à criação de emprego no concelho, onde à data, se contabilizam 1135 desempregados. “Oliveira do Hospital tem um desemprego que me envergonha”, confessou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que, num olhar sobre a realidade nacional, se regozija por o concelho ter uma taxa inferior àquela que se verifica a nível nacional.

No início do segundo mandato autárquico, José Carlos Alexandrino assume, por isso, a criação de emprego como o “maior combate deste município”, pelo que, não esconde que até ao final do mandato “ficaria satisfeito se o concelho tivesse à volta de 700 desempregados”. “Teria que reocupar 400 empregos”, observou, considerando vir a tratar-se de uma “grande vitória”. Na recuperação de emprego no concelho, José Carlos Alexandrino destaca a importância do setor têxtil. “Tem dado boas respostas”, afirmou o autarca.

A depositar elevadas expectativas na iniciativa que decorre no concelho até 18 de maio, o presidente do município dá também como bem empregue o esforço do município no programa Ativosociais. “ Temos dado bons exemplos ao país”, chegou a considerar o autarca que, do mesmo modo, disse ter “grande orgulho de ter acolhido 60 estagiários com comparticipação do IEFP”. Práticas que, apesar de criticadas, José Carlos Alexandrino considera acertadas por irem ao encontro daquele que foi o seu compromisso em campanha eleitoral: “centrar a política nas pessoas”. “O dinheiro deve estar dirigido à parte social, não conheço nenhuma obra física superior à parte social”, sustentou de igual modo o autarca.

No combate ao desemprego, Alexandrino anunciou o arranque, em breve, das obras de recuperação da Acibeira com o apoio da Câmara Municipal. “Acredito que é possível criar um modelo de desenvolvimento económico diferente que perspetiva o futuro”, referiu.

LEIA TAMBÉM

Município de Nelas comemorou o Dia Nacional dos Moinhos com actividades como “do Grão ao Pão”

As comunidades escolar, sénior e científica comemoram a 12ª edição do Dia Nacional dos Moinhos …

Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia vão fazer parte da comissão de acompanhamento do programa de revitalização da Serra da Estrela

Os concelhos de Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia vão fazer parte da …