Presidente da Câmara perdeu o controlo dos esgotos a céu aberto?

… na localidade de Fiais da Beira, freguesia de Ervedal da Beira, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, afirmou em reunião do executivo camarário, dia 29 de Julho – em resposta a um esclarecimento solicitado pelo vereador do PS, José Francisco Rolo –, que “desconhecia a situação, pelo que”, conforme refere a acta da referida reunião a que o CBS online teve acesso,  comprometeu-se a “mandar verificar a mesma com vista à sua resolução com a maior brevidade possível”. Esta afirmação de Mário Alves, não corresponderá no entanto à verdade, já que segundo voltou a garantir, hoje, ao correiodabeiraserra.com o presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira, António Maria Jorge, “esta situação arrasta-se desde 2005 e já foram enviados “directamente ao presidente da Câmara vários ofícios” a alertar para a “gravidade do problema”.

O último, que o autarca de Ervedal da Beira se comprometeu a enviar a este diário digital, está datado de 19 de Julho de 2006.

De acordo com a informação avançada na altura pelo CBS online, que visitou as fossas sépticas de Fiais da Beira, o nauseabundo “riacho” de esgotos percorre uma extensão com algumas centenas de metros, precisamente, nas imediações de campos de cultivo cujos proprietários deixaram de agricultar.

Aquando da publicação da notícia, o autarca ervedalense alertou para os prejuízos causados não só em termos de saúde pública, mas também para os danos causados aos proprietários rurais. “Eram terrenos férteis que agora estão abandonados por causa dos esgotos”, afirmou ao correiodabeiraserra.com António Jorge.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …