Home - Região - Local - Presidente da Câmara promete “luta feroz” pela construção dos IC 6, IC 7 e IC 37

Presidente da Câmara promete “luta feroz” pela construção dos IC 6, IC 7 e IC 37

“Ninguém pense que vou dar isto de barato”, afirmou José Carlos Alexandrino em Assembleia Municipal, dia 19, numa intervenção sobre a passagem do IC 6 no concelho de Oliveira do Hospital.

Adiantando já ter tido conversações com o secretário de Estado Adjunto do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações, Paulo Campos, o autarca que governa a autarquia oliveirense disse que vai reivindicar um conjunto de acessos complementares àquele itinerário complementar, nomeadamente ao nível da construção dos nós de ligação ao IC 6 no concelho de Oliveira do Hospital.

Na freguesia de Travanca de Lagos, por exemplo, está prevista a construção de um nó, mas Alexandrino quer também uma variante à cidade. Para isso – frisou o autarca – há já a garantia de que essas obras complementares “podem ser metidas no Orçamento” da obra do IC6, pelo que a Câmara Municipal não deverá ter qualquer encargo financeiro com essas vias.

Explicando que neste momento o processo da construção dos IC 6, IC 7 e IC 37 está numa fase de avaliação de impacte ambiental – o anterior governo deu ordens à Estradas de Portugal para que o concurso público internacional seja lançado até ao final do primeiro semestre de 2010 –, Alexandrino disse estar também a desenvolver esforços para que o IC 37, que liga Seia a Viseu, seja construído no corredor entre Torroselo – a poucos quilómetros da Póvoa das Quartas – Sobreda, Chaveiral, Nelas Viseu.

“É o corredor que mais nos interessa”, sustentou Alexandrino que, no entanto, deu conta de que em termos ambientais poderão aparecer alguns problemas relacionados com o designado Sítio do Carregal, classificado na Rede Natura 2000, em virtude de ser o único local conhecido de ocorrência de uma planta conhecida como “Narcissus scaberulus”.

Alexandrino não deixou de se questionar como é que “uma flor” causa tantos problemas, para logo de seguida sentenciar que “o ambiente, hoje, empata tudo em Portugal”.

LEIA TAMBÉM

CNE adverte Câmara Municipal de Tábua para que tenha em conta a lei dos deveres de publicitação de informações

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomendou ao presidente da Câmara Municipal de Tábua que …

Acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital amputou braço a um funcionário

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou …