Home - Região - Freguesias - Presidente da câmara quer pôr ponto final na polémica da localização da ETAR de Alvoco das Várzeas

Presidente da câmara quer pôr ponto final na polémica da localização da ETAR de Alvoco das Várzeas

 

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) enviou recentemente uma carta à Assembleia de Freguesia de Alvoco das Várzeas onde explica que a deslocalização da ETAR para a zona da Regada – os trabalhos encontram-se suspensos desde setembro deste ano – não tem viabilidade.

A informação foi prestada por José Carlos Alexandrino, sexta-feira, na Assembleia Municipal, e surgiu em consequência de uma intervenção do deputado municipal dos independentes, José Vasco de Campos, que se referiu à existência de “um estudo – “encomendado” pelo movimento de cidadãos intitulado “Salvem Alvoco das Várzeas” – onde se comprova que é possível deslocalizar” aquele equipamento “sem custos adicionais”.

“O projeto não é exequível e a hipótese da Regada é uma hipótese afastada”, garantiu no entanto o presidente da CMOH, sublinhando ter sido essa a informação que lhe foi comunicada pelo próprio presidente do conselho de administração da empresa Águas do Zêzere e Coa (AdZC), Miguel Ferreira, e adiantando ainda que aquela solução representaria um acréscimo de custos na ordem dos 450 mil euros.

Frisando que a câmara municipal “não é a dona da obra”, Alexandrino disse ter feito tudo o que estava ao seu alcance para encontrar “uma solução de consenso”, mas explicou que “a melhor solução de todas”, que passava por transferir a ETAR para junto do talude da estrada nacional, minimizando assim o impacto visual da obra na paisagem, não é exequível em virtude de o proprietário não querer alienar o terreno.

“Não posso continuar a ter esta decisão suspensa”, referiu o presidente da câmara, observando que apesar do “grande respeito” que nutre pelo movimento que se tem vindo a insurgir contra a localização da ETAR na “sala de visitas” de Alvôco das Várzeas, também sublinha que a assembleia e a junta de freguesia locais, que vêm protestando contra a suspensão dos trabalhos, “foram eleitos pela população”.

Recordando que “quando o movimento alerta para a situação, a obra já estava a ser realizada”, uma vez que o processo foi desencadeado pelo anterior executivo, Alexandrino disse que a solução poderia ter sido outra caso “o problema tivesse sido levantado inicialmente”.

O autarca recuou ainda ao tempo em que andou em campanha eleitoral por Alvôco das Várzeas – nas autárquicas de 2009 –, e disse ter sido o agora deputado municipal dos independentes, José Vasco de Campos, a alertá-lo para o problema dos “esgotos a céu aberto” (ver imagem) na margem do rio Alvôco. Na altura, “ninguém” lhe levantou o problema da construção da ETAR nas várzeas do rio, argumentou.

Insistindo na tecla de que a transferência da ETAR para a Regada é “uma questão de bom senso”, José Vasco – um dos principais rostos do movimento que ganhou força no Facebook – não aceita, porém, a argumentação do presidente de câmara e defende a tese de que o estudo encomendado comprova a inexistência de “custos adicionais”.

Aquele eleito do movimento de independentes “Oliveira do Hospital, Sempre”, sustenta ainda que a construção daquela polémica estação de tratamento de águas residuais, na Regada, não necessita de uma estação elevatória porque – conforme refere – existe a possibilidade de os efluentes serem “transportados por gravidade”.

“Apelo ao bom senso do senhor presidente da câmara porque, se estivesse no nosso lugar, também estaria a fazer o mesmo”, afirmou ainda aquele deputado municipal, que para além de vincar que está em causa “um grave atentado à paisagem”, sugeriu ainda que o estudo fosse realizado por “uma entidade independente”

Reagindo àquelas declarações, o presidente da junta de freguesia de Alvoco das Várzeas chegou a afirmar que nunca encontrou “bom senso” no grupo de cidadãos que se opõe à localização daquela infraestrutura. “A deslocação da ETAR para a Regada atravessa três linhas de água… a regada também é uma várzea e também há um impacto paisagístico”, disse Agostinho Marques na assembleia municipal.

O autarca do PS considerou ainda que no local onde começou a ser construída a estação de tratamento daquela aldeia ribeirinha “já foram feitas construções que são uma autêntica aberração” e lembrou que em Alvoco das Várzeas “andamos há 15 anos para fazer uma ETAR”.

notícia relacionada…

+ notícias

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD a Travanca promete “um presidente para todos os dias e não apenas para o fim-de-semana”

O PSD apresentou ontem publicamente a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Travanca de …

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …