Numa festa dos santos populares e com marchas à mistura, o presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira, distinguiu o ex-presidente ...

Presidente da JF de Vila Franca da Beira concede título de presidente honorário

…da Assembleia de Freguesia local, António Lopes, com o título de “Presidente Honorário de Vila Franca da Beira”.

“Tendo em conta a sua generosidade e a sua inestimável amizade para com a nossa terra e as suas gentes, desta forma simbólica e informal se entende exprimir o nosso reconhecimento”, refere o título entregue pelo autarca da CDU ao seu camarada de partido.

Elogiando o contributo que Lopes vem dando a Vila Franca da Beira, João Dinis frisou que nestes anos – entre 2001 e 2008 – o conhecido benemérito já deu mais dinheiro para obras da junta de freguesia do que propriamente o Governo e a Câmara municipal juntos – “cerca de 145 mil euros”.

Com as lágrimas nos olhos, Lopes frisou que não ajuda “para receber diplomas” e, no largo onde na sua meninice trabalhou e cujo calcetamento foi por si financiado, pediu descupas à população presente por ter abandonado o cargo de presidente da assembleia de freguesia, mas justificou que foi forçado a fazê-lo “por outras razões que não vêm agora aqui ao acaso”.

Contudo – sublinhou o também deputado municipal da CDU, que suspendeu o mandato por uma ano –, esse facto “não mudará” a sua “postura”. “Disse que ia para a Junta de Freguesia e não sairia enquanto houvesse um metro quadrado de ruas por empedrar… se faltar algum metro quadrado, digam-me onde é que eu vou lá empedrá-lo”, afirmou.

Com um investimento do próprio bolso – entre financiamentos a obras da junta e apoio a colectividades locais – que já ronda os 300 mil euros, Lopes não quis entretanto partir para a sua residência da Covilhã sem antes deixar mais um cheque de 2 mil e 500 euros. O objectivo é apoiar a União Desportiva e Tuna Vilafranquense a fazer a remodelação do bar do campo de futebol da freguesia.

Henrique Barreto

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …