Presidente da Junta de Avô demitiu-se, mas garante que “não sai aborrecido com ninguém”

Presidente da Junta de Avô demitiu-se, mas garante que não sai “aborrecido com ninguém”

O presidente da Junta de Freguesia de Avô, concelho de Oliveira do Hospital, António Afonso Jorge, de 73 anos, demitiu-se do cargo, invocando razões pessoais. “Não há problemas com ninguém, nem políticos nem de outra natureza, simplesmente achei que tinha cumprido a minha missão e que estava na hora de gozar o que me resta da vida”, explicou este ex-autarca eleito nas últimas eleições nas listas do PS nas eleições em Outubro de 2013.

Uma vitória conseguida por uma vantagem mínima, por apenas três votos a mais que os adversários da lista do PSD. Afonso Jorge obteve 130 votos, elegendo três mandatos, enquanto o social-democrata José Carlos Martins (127 votos e 2 mandatos). Uma terceira força política independente liderada por António da Silva Antunes ficou-se pelos 93 votos (e 2 mandatos). Após um entendimento entre os vários candidatos eleitos, Afonso Jorge ficou como presidente, José Carlos Martins ocupou o cargo de secretário e António Antunes o de tesoureiro.

“Como sou um democrata entende-mo-nos todos e ficou um de cada força”, explicou ao “CBS” o autarca que diz ter passado os últimos dois meses a ponderar a decisão que agora tomou. “Não foi de forma leviana, mas também não sou daquelas pessoas que gostam de fazer projectos a muito longo prazo”, explicou, garantindo que o projecto que apresentou aos eleitores está bem encaminhado e os projectos só precisam de ter seguimento. “Não havia dinheiro para fazer mais. É preciso esperar. Mas logo que apareça financiamento as coisas estão prontas a andar. Não tenho nada contra ninguém. Simplesmente fiz um exame de consciência e decidiu que era tempo de parar. Chegou a minha hora de curtir a vida que me resta, sem andar metido em mais trabalhos”, sublinha com um sorriso.

António Afonso Jorge repete sem parar que não tem divergências com ninguém. Nem com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, liderada por José Carlos Alexandrino, eleito também nas listas do PS. Mas a CentroTV, porém, adiantou que a falta de maior apoio financeiro para obras na freguesia, pode estar na origem do desencanto, passado apenas nove meses depois da tomada de posse como presidente da junta. “Não é nada disso. Não tenho problemas com ninguém. As explicações que tinha a dar foram dadas a quem de direito, como o presidente da Assembleia Municipal por carta registada, a quem foi enviada a minha decisão por carta registada. Garante também que informou os seus colegas com quem trabalhou “sempre em sintonia”. Sobre o futuro diz que não lhe diz respeito e que o problema da sua sucessão terá de “ser resolvido pelo PS”.

Assembleia de Freguesia terá agora de dar posse, em princípio, ao segundo membro eleito da lista do Partido Socialista.

 

LEIA TAMBÉM

ASAE apreende queijo Serra da Estrela falsificado no valor de 1.200 euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 1.612 rótulos e cerca …

Vítimas dos fogos podem pedir indemnizações até Janeiro de 2019

As vítimas dos incêndios de 2017 que não tenham sido já indemnizados podem requerer, até …

  • Membro de Assembleia

    Parabéns António Afonso Jorge, faz muito bem em ir curtir a vida que lhe resta, como tal não perca já esta 5ª edição da EXPOH com os “The Gift” em cabeça de cartaz e o Quim Barreiros a acompanhar à concertina.
    Quanto à longa espera do dinheirinho para as obras, pode crer que o problema não é só seu, mas comum aos restantes 15 Presidentes.
    O PS já está a tratar da sua situação e de muitas outras, ou ainda não notou, que o bando que costuma seguir o Presidente esteve ausente na visita de António José Seguro à EXPOH e foram todos passear com o Costa à feira PSD de Cantanhede.
    Não reparou também no que o Presidente disse à Margarida Prata desta vez ao serviço da CentroTV, que se o PS não tivesse um candidato de jeito, avançaria ele novamente, rasgando o acordo que tem com o PS.
    Está efectivamente tudo partido pelo PS Oliveirense, e ainda o Lopes não arregaçou as mangas, porque quando arregaçar isso fica tudo desfeito. Já começo a acreditar nos 6 meses de vida que o Lopes apontou para a queda desses anjinhos.

  • Alex

    Aí Alexandrino os tiques de ditador estão te a correr mal. Primeiro foi o Antonio Lopes agora o foi o Antonio Afonso Lopes. Algo corre mal, não se pode prometer tudo e depois nada acontecer.
    Quem será o próximo ???

    • Comigo ou conta mim

      Parece que foi o Rui Fernandes. Depois de ouvir uma dissertação empolgada do Sr. Presidente, demitiu-se momentaneamente de empregado de mesa do bar do Nogueirense na EXPOH.

  • Trolha

    A seguir é o Fontes de Alvôco que tem a obra parada à espera dos 75 mil. que lhe prometeram para o PS não perder a Junta. O Lopes bem lhe dizia que era melhor perder com honra que ganhar com vergonha.Há quem pense que comprando jornalistas e promovendo-se nas televisões tudo se resolve.O problema é que as pessoas vêm a vida a andar para trás, acreditaram nas promessas e agora,ranham na cabeça. Os próximos dias prometem…Tem muito descontente e desiludido…

  • Parece que Sim

    Pois, parece que sim. O tribunal administrativo já admitiu a providência cautelar.Se for como é costume, masi uns dias e o Lopes volta a presidente!!! Graças a Deus. Já se nota a diferença…As maiorias absolutas são como as “barrigadas” dão congestões. Especialmente quando falta a cultura democrática.E quando não há a geral, vira bomba explosiva!

    • Isso Sim

      Boa, então já o têm que ouvir o tempo que ele achar necessário.
      O “três dedos, funileiro” vê mal, mas vai ter que o ouvir. Que maravilha, vamos ter poucos momentos como este onde a Democracia vai imperar.
      Os Oliveirenses que vão à assembleia para poderem ser esclarecidos, quanto às mentiras e meias-verdades que o Alex arrota como postas de pescada.

  • valvere

    Valverde
    Então já há novo presidente?Uma terra como esta que teve tão bons Presidentes de Junta (Sr Aristides e Outros) (este também o era),coisa grossa se passou para isto acontecer.Vejam se o Presidente vos faz obra para tudo voltar ao normal.Que deixe a politiquice rasca e se dedique ao Município como deve ser.É notória a tristeza de alguns vereadores.Só deve mandar ele…

    • Espera

      Deve subir ao cargo, o nº2 do PS. a não ser que ninguém queira subir.
      Temos que esperar para ver.