Administração da FAAD quer reunir com presidente da ARS Centro (Retificação)

… que põe em risco o funcionamento do hospital já a partir do próximo mês de Outubro.

O futuro do hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz está dependente de uma nova reunião entre o presidente do Conselho de Administração daquela IPSS, Álvaro Herdade, e o presidente da ARS Centro, José Manuel Tereso. O encontro foi solicitado pelo presidente do CA da FAAD a José Manuel Tereso, mas ao contrário do que tinha sido divulgado, a mesma ainda não mereceu calendarização por parte do presidente da ARS Centro.

Em causa está o corte anunciado de 20 por cento da atividade da FAAD e que em números se traduz na diminuição de 700 mil Euros no valor inicialmente contratualizado de 3,7 milhões de Euros.

Uma redução com efeitos retroativos ao início de 2012 e que não permite ao hospital manter a normal atividade até ao final do ano. A interrupção da atividade cirúrgica já na próxima semana já se afigura como a primeira consequência da medida, que também chega a comprometer a restante atividade do hospital e até a colocar em rico alguns postos de trabalho.

Uma situação que não colhe o aval do CA da FAAD que, por via daquela imposição, deixa de conseguir dar resposta aos utentes que ali acorrem e que serão forçados a recorrer a outras unidades hospitalares, como Coimbra, configurando custos acrescidos para o ministério da Saúde.

Recorde-se que o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deu até sexta-feira ao presidente da ARS Centro para se reunir com o CA da FAAD com o objetivo de reapreciar o novo protocolo. É que em caso de a situação se manter, José Carlos Alexandrino promete liderar um movimento de contestação que, se for preciso, se vai manifestar em frente à sede da ARS Centro. “A Câmara colocará autocarros à disposição”, referiu o presidente que tem a registar o “comportamento miserável” do presidente da ARS Centro no desenrolar deste processo e de outros assuntos de interesse para o concelho de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

Problemas nos pés podem aumentar durante a gravidez. Autor: Francisco Oliveira Freitas

Durante o período de gestação, o aumento do peso corporal pode alterar a forma como …

Da promessa à efetiva criação do Plano Nacional para as demências. Autor: José Carreira

A Alzheimer Portugal há muito que tem vindo a defender um Plano Nacional para que …