Presidente do IPC sobre a ESTGOH: “Está para breve a solução deste problema que se arrasta há anos”

A frase é do presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) que, num discurso feito por ocasião da comemoração do dia daquela instituição, destacou as “relações de parceria e cooperação exemplares” que o IPC tem vindo a manter com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH).

Rui Antunes deu o exemplo concreto da Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro, cuja escritura de constituição foi recentemente assinada entre o IPC, a CMOH e o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do Interior e Beiras (NDEIB).

Nas palavras do presidente do IPC que, dia 9, discursou numa cerimónia onde esteve presente o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, aquela associação pretende “gerir um ambicioso programa de investigação & desenvolvimento que se perspectiva para o concelho de Oliveira do Hospital na área dos bio-combustíveis”.

Sustentando que está em causa um projecto que “mobilizará vários parceiros a nível local e nacional” – como são os casos da ESTGOH, ESAC e ISEC –, Rui Antunes disse estar certo de que o projecto “constituirá exemplo daquilo que deve ser a atitude das instituições de ensino superior politécnico na sua relação com os agentes de desenvolvimento económico e social”.

Numa altura em que a construção das novas instalações da ESTGOH se transformou num dos principais temas da actualidade, o presidente daquele instituto politécnico destacou ainda o “exemplo de cooperação estratégica bem sucedida” relativamente àquele processo.

“Graças aos esforços extraordinários do senhor presidente da câmara, Prof. José Carlos Alexandrino, e do apoio inestimável do senhor governador civil de Coimbra, dr. Henrique Fernandes, está para breve a solução deste problema que se arrasta há alguns anos (…), uma vez que a câmara municipal assumirá a candidatura ao QREN e assegurará as verbas necessárias à comparticipação nacional”, afirmou.

…notícias relacionadas

LEIA TAMBÉM

Penalva de Alva em festa no fim-de-semana e Tuna Recreativa Penalvense volta a actuar seis meses depois

As tradicionais Festas de Verão em Penalva de Alva regressam este fim-de-semana. A edição deste …

Requalificação da EN 17 arrancou hoje, sete meses depois de adjudicada, e publicidade a visita de Alexandrino merece criticas de Luís Lagos

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, visitou esta manhã …