Presidente do IPC sobre a ESTGOH: “Está para breve a solução deste problema que se arrasta há anos”

A frase é do presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) que, num discurso feito por ocasião da comemoração do dia daquela instituição, destacou as “relações de parceria e cooperação exemplares” que o IPC tem vindo a manter com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH).

Rui Antunes deu o exemplo concreto da Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro, cuja escritura de constituição foi recentemente assinada entre o IPC, a CMOH e o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do Interior e Beiras (NDEIB).

Nas palavras do presidente do IPC que, dia 9, discursou numa cerimónia onde esteve presente o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, aquela associação pretende “gerir um ambicioso programa de investigação & desenvolvimento que se perspectiva para o concelho de Oliveira do Hospital na área dos bio-combustíveis”.

Sustentando que está em causa um projecto que “mobilizará vários parceiros a nível local e nacional” – como são os casos da ESTGOH, ESAC e ISEC –, Rui Antunes disse estar certo de que o projecto “constituirá exemplo daquilo que deve ser a atitude das instituições de ensino superior politécnico na sua relação com os agentes de desenvolvimento económico e social”.

Numa altura em que a construção das novas instalações da ESTGOH se transformou num dos principais temas da actualidade, o presidente daquele instituto politécnico destacou ainda o “exemplo de cooperação estratégica bem sucedida” relativamente àquele processo.

“Graças aos esforços extraordinários do senhor presidente da câmara, Prof. José Carlos Alexandrino, e do apoio inestimável do senhor governador civil de Coimbra, dr. Henrique Fernandes, está para breve a solução deste problema que se arrasta há alguns anos (…), uma vez que a câmara municipal assumirá a candidatura ao QREN e assegurará as verbas necessárias à comparticipação nacional”, afirmou.

…notícias relacionadas

LEIA TAMBÉM

Alunos da ESTGOH consideram “Oliveira do Hospital uma cidade acolhedora”

ESTGOH atrai 110 alunos na primeira fase de acesso ao ensino superior, curso de Gestão das Bioindústrias sem grande adesão

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) preencheu 110 das …

Detidos incendiários em Viseu, Vouzela e Tondela

A Polícia Judiciária deteve um homem, de 41 anos, casado, servente de pedreiro, pela presumível …