Presidente do Politécnico de Coimbra apela aos alunos para não desistirem de estudar por falta de recursos financeiros

O apelo foi feito pelo presidente do Instituto do Politécnico de Coimbra (IPC), durante a palestra que a Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, promoveu na terça-feira, como forma de assinalar o Dia Mundial do Estudante.

Olhando para o actual cenário de crise económica e confessando que também ele foi um “aluno pobre”, Torres Farinha desafiou os estudantes a não viverem uma espécie de pobreza envergonhada. “Venham ter connosco que nós ajudamos. O sistema de acção social permite isso, sublinhou o dirigente do IPC.

Anteriormente, já o director da ESTGOH tinha alertado para o impacto que a crise económica está a ter, também, no ensino superior, e muito especialmente nas regiões mais debilitadas do país. “Não podemos ignorar que estamos numa região algo desfavorecida em relação à média nacional”, e onde existem “alunos com dificuldades económicas”, observou Nuno Fortes.

O director da ESTGOH, que salientou o facto de Oliveira do Hospital ser um concelho que tem uma população com “algum deficit de formação académica”, mostrou-se aliás algo apreensivo “com o abandono escolar sem a conclusão da licenciatura”, e referiu também que a escola tem uma elevada taxa de insucesso escolar, sobretudo ao nível do 1º ano.

LEIA TAMBÉM

Governo aumenta para 85 por cento o apoio às empresas afectadas pelos incêndios de Outubro

O Governo aumentou de 70 por cento para 85 por cento o apoio à recuperação …

iluminação LED

CM de Celorico da Beira investe em iluminação LED e avança com estudo para remodelação do espaço das piscinas municipais

A Câmara Municipal de Celorico da Beira vai aplicar a totalidade dos 500 mil euros …