Vacina

Primeiro carregamento de vacinas BCG contra a tuberculose chega hoje

As vacinas BCG contra a tuberculose, em falta em Portugal desde Maio, chegam hoje a Portugal. Mas, para já, só vai ser possível vacinar 15 mil dos 40 mil bebés em espera.

Em falta na Europa há seis meses e em Portugal desde Maio, a Direção-Geral de Saúde prevê assim que as primeiras doses cheguem hoje, depois ter que recorrer à compra do produto no Japão como consequência das falhas no único laboratório europeu que produzia a vacina, adiantou a TSF.

Apesar do número não ser suficiente, a subdirectora geral da Saúde, Graça Freitas, descansou os utentes em declarações à TSF. Referiu que a falta de vacinas não é grave, porque a tuberculose está completamente controlada. No entanto Graça Freitas explicou que os bebés que vivem em zonas ou situações familiares de risco terão prioridade neste primeiro carregamento.

Graça Freitas esclareceu ainda que será necessário rentabilizar ao máximo as doses de cada ampola, pois esta dura apenas seis horas depois de aberta, pelo que será preciso chamar mais do que uma criança ao mesmo tempo.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Seia investe 750 mil euros na educação

A Câmara Municipal de Seia vai realizar um investimento de 750 mil euros durante este …

“A recuperação que se exige, após os incêndios, já é um escândalo nacional e tentam passar por culpados os lesados”

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO), e a CNA, Confederação Nacional da Agricultura, …