Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social com aplicação em Oliveira do Hospital

Deverá ser assinado, brevemente, o protocolo de compromisso entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a ADSCVC e a Segurança Social no âmbito do programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) em vigor desde Abril de 2007 e integrado no Plano Nacional de Acção para a Inclusão.

O anúncio foi feito ontem, em reunião do executivo oliveirense, pelo presidente da autarquia que, apresentou o programa enquanto mecanismo que visa promover a inclusão social dos cidadãos e combater a pobreza.

Mário Alves justificou a escolha da ADSCVC com o facto de a mesma ter em funcionamento uma empresa de inserção social, destacando também a importância de descentralizar este tipo de projectos.

“Espero que dê resultados e que haja empenhamento por parte da instituição para que o projecto possa ser desenvolvido com sucesso”, referiu o autarca oliveirense dando como certa a admissão de mais uma técnica para o gabinete de acção social da Câmara Municipal.

A adesão ao programa do Governo deixou José Francisco Rolo satisfeito, não deixando de expressar a sua congratulação. O socialista lembrou, contudo, que a medida já tinha sido proposta em Assembleia Municipal, onde Mário Alves disse que “os programas do Governo devem ser aplicados pelo Governo e não pelas autarquias”.

“Espero que resulte. Vai exigir grande esforço da Câmara Municipal e da Associação e é um projecto que tem que transbordar para a comunidade”, sustentou Rolo, esclarecendo que o mesmo deve ter por base o Plano de Desenvolvimento de Acção Social concelhio que se encontra expirado.

Mário Alves não se revelou preocupado com o aspecto referido por Rolo, frisando que o Plano de Acção do projecto vai ser elaborado com base em elementos já recolhidos e que, entretanto, a autarquia vai avançar para a elaboração da Carta Social.

“Já há muito trabalho realizado. Não há desperdício nenhum”, sublinhou Alves, frisando que “o Plano de Acção pode até contribuir para a valorização da Carta Social”.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …