Programa de prevenção de comportamentos suicidários no meio escolar passa amanhã por escolas de Oliveira do Hospital

Comemora-se amanhã o projecto “+ Contigo”, uma iniciativa que, desde 2009, actua ao nível da prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar e que já interveio junto de mais de 3500 alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. O evento, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Administração Regional de Saúde do Centro, conta com escolas de 17 concelhos, incluindo Oliveira do Hospital.

O Dia “+ Contigo” promove actividades promotoras da saúde mental. É desenvolvido em meio escolar e trabalha aspectos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência e tendo em vista a prevenção do suicídio neste grupo etário.

A iniciativa conta a participação de alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário que é a população-alvo do projecto “+ Contigo”. Estes alunos estarão envolvidos em múltiplas actividades promotoras da saúde mental e do bem-estar, previstas para as escolas que frequentam, na Marinha Grande, Figueiró dos Vinhos, Sever do Vouga, Pombal, Oliveira do Hospital, Mangualde, Oliveira do Bairro, Coimbra, Cantanhede, Mealhada, Lourinhã, Albergaria-a-Velha, Figueira da Foz, Estarreja, Lajes do Pico, Madalena e S. Roque.

As actividades programadas incluem, entre outras, uma largada de balões com mensagens alusivas à saúde mental, um jogo de futebol com o lema fair play, flash mobs, projecção de vídeos, palestras, momentos musicais, murais para escrever mensagens acerca do tema, além de jogos variados.

LEIA TAMBÉM

O verdadeiro papel do cuidador não é fácil. Autora: Ana Margarida Cavaleiro

A doença de Alzheimer é cada vez mais uma realidade na nossa sociedade. Esta condição, …

Feridos nos fogos que afectaram Oliveira do Hospital estão isentos de taxas moderadoras e têm medicamentos gratuitos

As vítimas dos incêndios de Junho e de Outubro do ano passado, que afectaram, entre …