Programa de prevenção de comportamentos suicidários no meio escolar passa amanhã por escolas de Oliveira do Hospital

Comemora-se amanhã o projecto “+ Contigo”, uma iniciativa que, desde 2009, actua ao nível da prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar e que já interveio junto de mais de 3500 alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. O evento, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Administração Regional de Saúde do Centro, conta com escolas de 17 concelhos, incluindo Oliveira do Hospital.

O Dia “+ Contigo” promove actividades promotoras da saúde mental. É desenvolvido em meio escolar e trabalha aspectos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência e tendo em vista a prevenção do suicídio neste grupo etário.

A iniciativa conta a participação de alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário que é a população-alvo do projecto “+ Contigo”. Estes alunos estarão envolvidos em múltiplas actividades promotoras da saúde mental e do bem-estar, previstas para as escolas que frequentam, na Marinha Grande, Figueiró dos Vinhos, Sever do Vouga, Pombal, Oliveira do Hospital, Mangualde, Oliveira do Bairro, Coimbra, Cantanhede, Mealhada, Lourinhã, Albergaria-a-Velha, Figueira da Foz, Estarreja, Lajes do Pico, Madalena e S. Roque.

As actividades programadas incluem, entre outras, uma largada de balões com mensagens alusivas à saúde mental, um jogo de futebol com o lema fair play, flash mobs, projecção de vídeos, palestras, momentos musicais, murais para escrever mensagens acerca do tema, além de jogos variados.

LEIA TAMBÉM

Saúde em Oliveira do Hospital continua envolta em crise, utentes queixam-se e presidente da Câmara reconhece que solução não está nas mãos da autarquia

Uma utente não conseguia disfarçar a sua indignação por não ter, mais uma vez, conseguido a …

Coordenador do centro de saúde de Tábua alerta para consultórios sem lavatórios

PSD de Oliveira do Hospital quer atenuar encargos com medicamentos por parte das famílias mais carenciadas

O grupo de eleitos do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital apresentou hoje …