Programa “Férias Ocupadas” chega a estudantes do ensino superior

 

… famílias com o pagamento das despesas.

Os estudantes do ensino superior com idades entre os 18 e os 21 anos vão ter a oportunidade de se candidatar ao programa “Férias Ocupadas” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

A medida resulta da decisão tomada em reunião pública da passada terça feira, na sequência de uma proposta apresentada pelo vereador do PSD, no sentido de alargar o já conhecido programa destinado à ocupação dos jovens no período das férias de Verão, aos estudantes do ensino superior.

“Devíamos alargar o escalão para que os universitários também pudessem participar”, referiu Mário Alves que, do mesmo modo, também sugeriu o alargamento do período de tempo destinado à ocupação de cada jovem, bem como o valor a auferir.

“Seria uma forma de os jovens auxiliarem as famílias com as despesas nos estudos”, continuou Mário Alves, vendo nesta medida uma boa solução para “jovens mais necessitados”, que através da participação nas “Férias Ocupadas” conseguiriam uma “âncora para a realização dos seus estudos”.

Uma sugestão que caiu bem junto do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que, no imediato, mostrou abertura para a executar. “Tudo o que sejam ideias boas para ajudar jovens com dificuldades em estou absolutamente aberto”, referiu José Carlos Alexandrino, sugerindo logo a realização de um regulamento e, defendendo até que o novo programa venha a ter cabimentação em material orçamental. “Vejo isso com bons olhos”, insistiu, fazendo porém questão de esclarecer que ao aceitar uma ideia do antigo presidente, não quer dizer que Mário Alves continua a mandar na Câmara Municipal . “Isso não é verdade, a Câmara acolhe sempre propostas boas, venham de onde vierem”, clarificou, notando até que a EXPOH poderá vir a beneficiar dos préstimos desses jovens estudantes.

A medida também agradou o vereador independente José Carlos Mendes que, logo deu conta da disponibilidade do movimento “Oliveira do Hospital Sempre” para discutir a analisar o atual regulamento no sentido de o mesmo poder abranger os jovens universitários. “Acho que foi uma proposta excelente”, disse também a vereadora independente, Telma Martinho.

Do lado do executivo em permanência, José Francisco Rolo considerou a medida “razoável” e deu conta da possibilidade de realização de novo regulamento ou, de criação de uma adenda ao que foi recentemente aprovado por aquele órgão.

Uma proposta que, na opinião da vereadora Graça Silva, já deveria, no entanto, ter sido apresentada aquando da aprovação do anterior regulamento, chamando a atenção para o curto espaço de tempo existente, para o procedimento das alterações a tempo do arranque do programa, que está para breve.

A vereadora da Educação não deixou, porém, de registar o interesse da ideia. “Tenho conhecimento de que nesta faixa, dos 18 aos 21 anos, há muitas dificuldades para suportar os custos com os estudos”, referiu.

Paulo Rocha seguiu no mesmo sentido de opinião, chegando a encarar a medida como uma “prioridade”. O novo vereador do executivo em permanência aludiu até à possibilidade de estes jovens poderem prestar serviço ao nível das instituições, dado que os meses de verão correspondem ao período de férias de pessoal. No entender de Rocha, um “programa bem estruturado não trará custos elevados para a Câmara Municipal”.

Ainda que aprovada pelo executivo, a medida carece de regulamento, desconhecendo-se os critérios que lhe vão estar subjacentes. No entanto, de acordo com as ideias anteontem defendidas, o programa não se deverá esgotar em alunos do concelho que frequentem o ensino superior público, possibilitando também a participação de alunos residentes fora do concelho, mas que frequentem uma licenciatura na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …