Novo tipo de queijo e reaproveitamento do soro dá vitória à equipa da Eptoliva em Concurso Regional

Projecto sobre novo tipo de queijo de ovelha e reaproveitamento do soro dá vitória a equipa da Eptoliva em Concurso Regional

O projecto HAQUIqueijo do Pólo de Tábua da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil – conseguiu o primeiro lugar no “Concurso Regional de Ideias de Negócio 2014 nas Escolas”, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. A ideia deste projecto, equipa vencedora, que convenceu a totalidade dos elementos do júri, baseia-se no desenvolvimento de um novo tipo de queijo de leite de ovelha e no reaproveitamento do soro de leite e está já em fase de testes para uma eventual entrada no mercado.

O projeto HAQUIqueijo, que partiu dos alunos, João Abrantes, Raquel Costa e Tânia Mendes, do 3º ano do curso de Técnico de Auxiliar de Saúde, e foi orientado pelos professores, Honorata Pereira e Nuno Nunes, assenta no desenvolvimento de um novo tipo de queijo de leite de ovelha e no reaproveitamento do soro de leite, de modo a que ambos possam ser introduzidos na alimentação humana.

Constituindo um processo único e inovador, com grande potencial em termos da indústria produtora do queijo, dado que reaproveita um poluente e valoriza um produto endógeno da região, os produtos obtidos já foram sujeitos a análises físico-químicas, no laboratório da incubadora de plataforma de desenvolvimento da região interior centro BLC3. Estes testes têm por finalidade compará-los com outros produtos semelhantes existentes no mercado, avaliar a sua inclusão na alimentação e procurar a técnica mais eficaz para conservar o queijo em soro de leite.

O Presidente da Direcção da Adeptoliva, Daniel Costa, não escondeu a sua satisfação pelo prémio que “reconhece o trabalho dos alunos da Eptoliva e os respectivos professores, fruto da qualidade do ensino e aprendizagem que esta escola profissional tem vindo a desenvolver”. “Estes prémios são a prova clara de que esta escola é uma escola dinâmica e empreendedora, na qual é estimulada a inovação e a criatividade dos seus alunos e que aposta numa qualificação académica e profissional virada essencialmente para a sociedade e para o mercado de trabalho. A Direção da Adeptoliva orgulha-se de dizer que, quem hoje estuda na Eptoliva, estuda na escola mais empreendedora da Região Centro”, referiu.

O Secretário de Estado da Administração Local, Leitão Amaro e Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC, entregaram os prémios à equipa vencedora.

 

 

 

LEIA TAMBÉM

Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital garante verba ainda desconhecida para reconstrução das segundas habitações depois de questionado pelo vereador do PSD

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, disse hoje que …

CDS oliveirense ausente da cerimónia de comemoração do feriado municipal como protesto pela condecoração a Ana Abrunhosa

O CDS oliveirense vai estar ausente da cerimónia de comemoração do feriado municipal que vai …