Projeto agrícola da Eptoliva vence concurso de empreendedorismo

O projeto agrícola MotoPlanta, apresentado por um aluno da Escola Profissional Eptoliva venceu na Figueira da Foz, o Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, relativo ao ano letivo 2013/2014.

O projeto idealizado por Hugo Santos, da escola profissional Eptoliva, que consiste numa máquina agrícola adaptada a várias culturas, capaz de abrir regos e semear ao mesmo tempo, foi o vencedor entre as 18 ideias a concurso, no âmbito do Programa de Empreendedorismo nas Escolas – “Conquista a Região de Coimbra com a tua Ideia”.

Na final do concurso realizado ontem à tarde no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, João Ataíde, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, defendeu a necessidade de se apostar na promoção do empreendedorismo junto das novas gerações e, em particular, dos alunos das escolas. “É uma iniciativa muito válida e para continuar, apostando no empreendedorismo logo na escola”, sublinhou o responsável, que é também presidente do município da Figueira da Foz.

Referindo-se ao projeto vencedor, João Ataíde frisou que tem a virtude de “chamar a atenção para o setor agrícola”, no qual é “urgente e necessário” apostar.

Segundo fonte da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o projeto MotoPlanta poderá vir a ser comercializado se existir alguma marca ou empresa interessada em desenvolver o protótipo apresentado no concurso.

Em segundo lugar ficou o projeto HaQuiQueijo, do polo de Tábua da Eptoliva, desenvolvido pelos alunos Raquel Costa e João Abrantes, que consiste numa fórmula para aproveitar o excesso do soro do leite, e em terceiro a ideia Salty Spoon, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, que desenvolveu uma colher capaz de dosear o sal na comida ou medir a sua intensidade.

O concurso pretendeu promover o espírito de iniciativa e empreendedor nos jovens em idade escolar, procurando “estimular o reconhecimento pelo risco e pela iniciativa e envolver alunos e professores”, em projetos em que a criatividade e a inovação são valorizadas e reconhecidas.

noticiasaominuto.com

LEIA TAMBÉM

Marcelo promulga comissão técnica para analisar fogos de Outubro que afectaram Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma da Assembleia da …

O ódio à escola. Autor: Renato Nunes

7h00. O despertador toca e Mauro enrola-se nos cobertores, assim que consegue silenciar o maldito …