Projeto agrícola da Eptoliva vence concurso de empreendedorismo

O projeto agrícola MotoPlanta, apresentado por um aluno da Escola Profissional Eptoliva venceu na Figueira da Foz, o Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, relativo ao ano letivo 2013/2014.

O projeto idealizado por Hugo Santos, da escola profissional Eptoliva, que consiste numa máquina agrícola adaptada a várias culturas, capaz de abrir regos e semear ao mesmo tempo, foi o vencedor entre as 18 ideias a concurso, no âmbito do Programa de Empreendedorismo nas Escolas – “Conquista a Região de Coimbra com a tua Ideia”.

Na final do concurso realizado ontem à tarde no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, João Ataíde, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, defendeu a necessidade de se apostar na promoção do empreendedorismo junto das novas gerações e, em particular, dos alunos das escolas. “É uma iniciativa muito válida e para continuar, apostando no empreendedorismo logo na escola”, sublinhou o responsável, que é também presidente do município da Figueira da Foz.

Referindo-se ao projeto vencedor, João Ataíde frisou que tem a virtude de “chamar a atenção para o setor agrícola”, no qual é “urgente e necessário” apostar.

Segundo fonte da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o projeto MotoPlanta poderá vir a ser comercializado se existir alguma marca ou empresa interessada em desenvolver o protótipo apresentado no concurso.

Em segundo lugar ficou o projeto HaQuiQueijo, do polo de Tábua da Eptoliva, desenvolvido pelos alunos Raquel Costa e João Abrantes, que consiste numa fórmula para aproveitar o excesso do soro do leite, e em terceiro a ideia Salty Spoon, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, que desenvolveu uma colher capaz de dosear o sal na comida ou medir a sua intensidade.

O concurso pretendeu promover o espírito de iniciativa e empreendedor nos jovens em idade escolar, procurando “estimular o reconhecimento pelo risco e pela iniciativa e envolver alunos e professores”, em projetos em que a criatividade e a inovação são valorizadas e reconhecidas.

noticiasaominuto.com

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve 12 pessoas em Coimbra por suspeita de tráfico de droga

A Directoria do Centro da Polícia Judiciária anunciou hoje ter detido, na terça-feira, doze pessoas …