É uma situação que já não se compadece com os dias de hoje e tem a agravante de constituir um crime ambiental ...

Proprietários rurais abandonam agricultura por causa dos esgotos

…praticado e consentido “há vários anos” por uma entidade pública – a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH).Junto a campos de cultivo que muitos proprietários rurais já deixaram de cultivar e com vários poços de água nas redondezas, as fossas sépticas de Fiais da Beira, freguesia de Ervedal da Beira, estão a lançar os esgotos a céu aberto que formam um pequeno e nauseabundo riacho a percorrer uma extensão com centenas de metros.

A situação foi denunciada ao correiodabeiraserra.com por um habitante local que solicitou o anonimato e lamentou que “um problema fácil de resolver continue assim há anos”. “Olhe para as terras, aqui já ninguém cultiva nada porque esta porcaria contamina tudo”, advertiu o cicerone que acompanhou este diário digital ao local.

 

 

 

Presidente da Junta de Freguesia diz que a Câmara tem “vários ofícios”

Contactado pelo CBS online o presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira, confirmou que a situação se mantém assim “há vários anos”. “Aquilo é um

problema gravíssimo, mas a câmara não liga nenhuma. Se fosse noutra freguesia qualquer, com certeza que já estava resolvido há muito tempo”, referiu António Maria Jorge, dando conta de que a junta a que preside “por mais que uma vez por ano – embora sem resposta – pede à Câmara através de ofício para que as fossam seja arranjadas”.

Muito crítico quanto à passividade da CMOH na resolução deste problema, o autarca ervedalense lembra os prejuízos causados não só em termos de saúde pública mas também os danos para os proprietários rurais, porque – conforme sublinha – “eram terrenos férteis que agora estão abandonados por causa dos esgotos”.

 

Henrique Barreto

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …