É uma situação que já não se compadece com os dias de hoje e tem a agravante de constituir um crime ambiental ...

Proprietários rurais abandonam agricultura por causa dos esgotos

…praticado e consentido “há vários anos” por uma entidade pública – a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH).Junto a campos de cultivo que muitos proprietários rurais já deixaram de cultivar e com vários poços de água nas redondezas, as fossas sépticas de Fiais da Beira, freguesia de Ervedal da Beira, estão a lançar os esgotos a céu aberto que formam um pequeno e nauseabundo riacho a percorrer uma extensão com centenas de metros.

A situação foi denunciada ao correiodabeiraserra.com por um habitante local que solicitou o anonimato e lamentou que “um problema fácil de resolver continue assim há anos”. “Olhe para as terras, aqui já ninguém cultiva nada porque esta porcaria contamina tudo”, advertiu o cicerone que acompanhou este diário digital ao local.

 

 

 

Presidente da Junta de Freguesia diz que a Câmara tem “vários ofícios”

Contactado pelo CBS online o presidente da Junta de Freguesia de Ervedal da Beira, confirmou que a situação se mantém assim “há vários anos”. “Aquilo é um

problema gravíssimo, mas a câmara não liga nenhuma. Se fosse noutra freguesia qualquer, com certeza que já estava resolvido há muito tempo”, referiu António Maria Jorge, dando conta de que a junta a que preside “por mais que uma vez por ano – embora sem resposta – pede à Câmara através de ofício para que as fossam seja arranjadas”.

Muito crítico quanto à passividade da CMOH na resolução deste problema, o autarca ervedalense lembra os prejuízos causados não só em termos de saúde pública mas também os danos para os proprietários rurais, porque – conforme sublinha – “eram terrenos férteis que agora estão abandonados por causa dos esgotos”.

 

Henrique Barreto

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …