Protecção Civil alerta para chuva, queda de neve e vento forte nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população devido ao previsível agravamento das condições do estado do tempo para os próximos dias, com chuva, queda de neve e vento forte. O aviso surge após contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê aguaceiros pontualmente fortes, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada, durante o dia de hoje nas regiões do Centro e Sul e na terça-feira no Norte.

A Protecção Civil adianta que o IPMA prevê também vento forte no litoral e terras altas, com rajadas na ordem dos 70 e 90 quilómetros por hora respectivamente, e queda de neve acima dos 1.000 e 1.400 metros nas regiões do Norte e Centro. A ANPC, para terça-feira, “não excluiu eventuais fenómenos extremos de vento”.

A ANPC alerta ainda para o condicionamento ou encerramento de vias de circulação devido à queda de neve, piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e de gelo, possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira. No aviso à população sobre as medidas preventivas, a Protecção Civil refere que devem ser adoptados os comportamentos adequados, sobretudo nas zonas historicamente mais vulneráveis.

LEIA TAMBÉM

IMT vai recorrer de decisão que declarou ilegal fecho de centro de inspecção automóvel de Seia

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que …

Dez detidos em Seia por tráfico de droga

A GNR de Gouveia deteve, entre os dias 1 e 3 de Setembro, oito homens …