Protecção civil alerta para o regresso da neve, da chuva e aumento do frio nas regiões do Norte e Centro

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população devido ao agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias, que inclui neve, chuva e aumento do frio nas regiões do Norte e Centro. A ANPC refere, em comunicado, que está previsto um acentuado arrefecimento nocturno com o consequente desconforto, entre moderado e elevado, nas regiões do Norte e Centro. As temperaturas mínimas situar-se entre os três graus negativos e os três graus positivos.

A Protecção Civil adianta que a chuva vai cair em forma de neve nas cotas acima dos 1000 metros, em especial nas serras da Estrela, da Peneda-Gerês, do Marão, de Montesinho, de Montemuro, prevendo-se já para o final do dia de hoje a descida da cota para os 600 metros e a passagem da precipitação a regime de aguaceiros pouco frequentes.

O piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou acumulação de neve ou gelo, além de possíveis intoxicações devido à inadequada ventilação das habitações resultante do aquecimento com lareiras e braseiras, são outros dos alertas da ANPC que chama ainda a atenção para os incêndios em habitações em resultado da má utilização de lareiras e de braseiras ou de avarias em circuitos eléctricos e para ser dada especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas, bem como população sem-abrigo.

Como medidas preventivas, a ANPC recomenda à população para que evite uma exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, para o uso de várias camadas de roupa e especial atenção para a condução em locais de estradas onde se forme gele e neve.

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …