calor

Protecção Civil alerta para risco de incêndio devido a temperaturas muito elevadas entre sábado e segunda-feira

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou hoje para o tempo seco e os riscos de incêndios florestais, devido à previsão de temperaturas máximas que devem situar-se entre os 35 e os 44 graus a partir de sábado e até segunda-feira, atingindo o pico no domingo.

Com base em informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a ANPC refere que no Alentejo e interior centro, a temperatura máxima deverá atingir valores superiores a 40 graus e a temperatura mínima deverá registar valores acima dos 20 graus. Só na terça-feira é que os termómetros devem começar a descer, uma tendência que se deverá acentuar na quarta-feira.

Assim, o índice de risco de incêndio florestal estará em “níveis elevado e muito elevado, em especial nas regiões do interior centro e do Algarve, sendo expectável o agravamento das dificuldades de supressão”. A ANPC recorda ainda que perante um índice de risco temporal de incêndio superior ao nível elevado não são permitidas queimadas ou fogueiras, assim como a utilização de equipamentos de queima e de combustão para iluminação ou confecção de alimentos. Ficam vedados o lançamento de foguetes, a prática de fumar nos espaços florestais e vias que as circundam e o uso de fumigadores sem dispositivos de retenção de faúlhas.

LEIA TAMBÉM

Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

Detido em Seia traficante de estupefacientes

A GNR de Seia e de Paranhos da Beira detiveram um homem de 23 anos, …

Mortes em acidente em Tábua no acesso ao IC6

Dois homens morreram hoje na sequência de uma colisão frontal entre duas viaturas ligeiras numa …