calor

Protecção Civil alerta para risco de incêndio devido a temperaturas muito elevadas entre sábado e segunda-feira

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou hoje para o tempo seco e os riscos de incêndios florestais, devido à previsão de temperaturas máximas que devem situar-se entre os 35 e os 44 graus a partir de sábado e até segunda-feira, atingindo o pico no domingo.

Com base em informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a ANPC refere que no Alentejo e interior centro, a temperatura máxima deverá atingir valores superiores a 40 graus e a temperatura mínima deverá registar valores acima dos 20 graus. Só na terça-feira é que os termómetros devem começar a descer, uma tendência que se deverá acentuar na quarta-feira.

Assim, o índice de risco de incêndio florestal estará em “níveis elevado e muito elevado, em especial nas regiões do interior centro e do Algarve, sendo expectável o agravamento das dificuldades de supressão”. A ANPC recorda ainda que perante um índice de risco temporal de incêndio superior ao nível elevado não são permitidas queimadas ou fogueiras, assim como a utilização de equipamentos de queima e de combustão para iluminação ou confecção de alimentos. Ficam vedados o lançamento de foguetes, a prática de fumar nos espaços florestais e vias que as circundam e o uso de fumigadores sem dispositivos de retenção de faúlhas.

LEIA TAMBÉM

Mais de duas toneladas de queijo denominado Serra da Estrela apreendidos em Seia

Mais de duas toneladas de queijo indevidamente classificado com denominação de origem protegida (DOP) Serra …

Homem de 47 anos detido depois de violar mulher em Coimbra que conheceu via Facebook

Um homem de 47 anos, empregado na construção civil, foi detido pela Polícia Judiciária depois …