INEM alerta para cuidados a ter com o frio que vai “gelar” o fim-de-semana

Protecção Civil lança alerta para período crítico de frio com temperaturas negativas

A Autoridade Nacional de Protecção Civil avisou hoje que a partir de quinta-feira o território do continente vai sofrer um período de tempo frio prolongado. As temperaturas mínimas, avisa, nas regiões do interior as temperaturas vão ser negativas e podem atingir os valores entre -2 e -3 ºC, enquanto no litoral a temperatura irá variar entre 0 e 4 ºC.

A ANPC alerta ainda para a formação de gelo e geada em especial nas regiões do interior, bem como queda de neve, em especial nas serras da Peneda Gerês, Montalegre, Montesinho e Estrela, que poderá descer até aos 400/600 metros de altitude nas regiões do norte e do centro.

Devido a estas condições, a Protecção Civil pede o máximo cuidado para se evitarem intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras, incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos eléctricos. Chama ainda a atenção para a necessidade de existir especial atenção nos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo. Além disso, os condutores devem ter cuidado com o piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou acumulação de neve ou gelo.

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …