Parque Infantil Sá Carneiro renovado após notícia do CBS

Protecção de Crianças e Jovens Oliveira do Hospital quer envolver comunidade para sinalizar casos de risco

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital ao projecto nacional, “Tecer a Prevenção” que visa a dinamização das Comissões de Protecção na Modalidade Alargada e pretende envolver a comunidade e todos os actores da comunidade. “Pretende-se criar sucessivos anéis de sinalização que constituam simultaneamente anéis de prevenção e protecção dos direitos da criança”, explicou José Francisco Rolo, presidente da organização, durante um debate na última segunda-feira.

Este responsável referiu que neste momento há 78 processos activos que estão a ser acompanhados pela CPCJ, mas garantiu que não está preocupado com números, “mas com as problemáticas e com a capacidade especializada de lidar com as crianças e as famílias”. O também vice-presidente da autarquia mostrou-se particularmente inquieto com “a ocultação de qualquer situação de risco ou de perigo” e sublinhou que a CPCJ quer abrir-se “à comunidade para potenciar a desocultação de qualquer situação de risco ou de perigo”. O absentismo e o abandono escolar são outros problemas que têm preocupado aquela entidade, dado que constituem o principal pólo sinalizador de casos de risco. “É com estas questões que temos de lidar e por isso temos de reforçar os meios de prevenção”. “ Queremos novos aliados e novos reforços na comunidade para que possamos alargar e reforçar a protecção”, frisou José Francisco Rolo.

O director do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, disponibilizou-se para colaborar. “A escola tem de se abrir e estar solidária com todas as situações” colocando o enfoque no “regresso da autoridade à escola, para que possa haver mais disciplina”. Após este primeiro encontro público que marcou a adesão ao projecto “Tecer a Prevenção” já decorreram as primeiras reuniões de trabalho que envolvem a comissão restrita e a comissão alargada.

 

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …