Parque Infantil Sá Carneiro renovado após notícia do CBS

Protecção de Crianças e Jovens Oliveira do Hospital quer envolver comunidade para sinalizar casos de risco

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital ao projecto nacional, “Tecer a Prevenção” que visa a dinamização das Comissões de Protecção na Modalidade Alargada e pretende envolver a comunidade e todos os actores da comunidade. “Pretende-se criar sucessivos anéis de sinalização que constituam simultaneamente anéis de prevenção e protecção dos direitos da criança”, explicou José Francisco Rolo, presidente da organização, durante um debate na última segunda-feira.

Este responsável referiu que neste momento há 78 processos activos que estão a ser acompanhados pela CPCJ, mas garantiu que não está preocupado com números, “mas com as problemáticas e com a capacidade especializada de lidar com as crianças e as famílias”. O também vice-presidente da autarquia mostrou-se particularmente inquieto com “a ocultação de qualquer situação de risco ou de perigo” e sublinhou que a CPCJ quer abrir-se “à comunidade para potenciar a desocultação de qualquer situação de risco ou de perigo”. O absentismo e o abandono escolar são outros problemas que têm preocupado aquela entidade, dado que constituem o principal pólo sinalizador de casos de risco. “É com estas questões que temos de lidar e por isso temos de reforçar os meios de prevenção”. “ Queremos novos aliados e novos reforços na comunidade para que possamos alargar e reforçar a protecção”, frisou José Francisco Rolo.

O director do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, disponibilizou-se para colaborar. “A escola tem de se abrir e estar solidária com todas as situações” colocando o enfoque no “regresso da autoridade à escola, para que possa haver mais disciplina”. Após este primeiro encontro público que marcou a adesão ao projecto “Tecer a Prevenção” já decorreram as primeiras reuniões de trabalho que envolvem a comissão restrita e a comissão alargada.

 

LEIA TAMBÉM

Dez detidos em Seia por tráfico de droga

A GNR de Gouveia deteve, entre os dias 1 e 3 de Setembro, oito homens …

Acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital amputou braço a um funcionário

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou …