PS e independentes não chegaram a acordo na Câmara Municipal

Está definida a distribuição dos pelouros na autarquia oliveirense, com o presidente José Carlos Alexandrino a colocar debaixo da sua alçada importantes pastas como Administração Finanças, Desenvolvimento Económico e Empresarial e Obras Municipais.

Responsável também pela coordenação do Gabinete de Apoio às Freguesias, Alexandrino tem ainda sob o seu domínio o Ordenamento do Território e Urbanismo, Reorganização Administrativa e Gestão Autárquica, Trânsito e Toponímia e, Protecção Civil.

Decidida que está a entrega da vice-presidência a José Francisco Rolo, este vereador tem nas mãos as pastas da Solidariedade e Acção Social, Ambiente e Qualidade de Vida, Mercados, Feiras e Promoção do Concelho.

Ao mesmo tempo que partilha a pasta do Turismo com o presidente e, o pelouro do Associativismo com a vereadora Graça Silva, o vice-presidente é igualmente responsável pelos pelouros do Planeamento e Desenvolvimento Estratégico, Cooperação e Integração Regional, Saúde e Tecnologia e Inovação.

Quando já era conhecida a atribuição do pelouro da Educação a Graça Silva, foi também hoje tornado público que para além daquele pasta – agora designada por Educação, Formação e Qualificação – a vereadora que integra o executivo em permanência acumula também os pelouros da Cultura e Desporto, Juventude e Tempos Livres e Património Municipal.

Sem que o assunto tivesse merecido qualquer consideração por parte do executivo, que hoje reuniu no Salão Nobre da Câmara, é possível verificar que as tentativas de entendimento entre socialistas e independentes não surtiram os efeitos inicialmente esperados.

A base da discórdia terá estado em torno da atribuição do pelouro das Obras Públicas que chegou a ser reclamado pelo independente José Carlos Mendes como condição para a existência de entendimento.

Ainda que disposto a entregar a vice-presidência da Câmara ao vereador independente, Alexandrino não abdicou daquela importante pasta, acabando por tirar de cena a hipótese de coligação.

Numa reunião que ficou marcada pela forte participação do ex-presidente da Câmara Municipal, foi ainda comunicada a nomeação de Artur Abreu para a presidência da Adeptoliva e de José Francisco Rolo para a direcção da Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

Até ao final do mês, Alexandrino conta ainda anunciar a nova constituição do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

LEIA TAMBÉM

SONAE (Ai – Ai …) Ou em como o “ouro” de uns é o nosso prejuízo!

CDU vê aprovado na Assembleia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira voto de protesto contra falta de apoio das autoridades às vítimas dos incêndios

O eleito da CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e …

Nova liderança da JSD de Oliveira do Hospital quer colocar problemas dos jovens na agenda política local

Virgílio Salvador, de 26 anos, foi eleito no domingo presidente da Juventude Social Democrata de …