PS e independentes não chegaram a acordo na Câmara Municipal

Está definida a distribuição dos pelouros na autarquia oliveirense, com o presidente José Carlos Alexandrino a colocar debaixo da sua alçada importantes pastas como Administração Finanças, Desenvolvimento Económico e Empresarial e Obras Municipais.

Responsável também pela coordenação do Gabinete de Apoio às Freguesias, Alexandrino tem ainda sob o seu domínio o Ordenamento do Território e Urbanismo, Reorganização Administrativa e Gestão Autárquica, Trânsito e Toponímia e, Protecção Civil.

Decidida que está a entrega da vice-presidência a José Francisco Rolo, este vereador tem nas mãos as pastas da Solidariedade e Acção Social, Ambiente e Qualidade de Vida, Mercados, Feiras e Promoção do Concelho.

Ao mesmo tempo que partilha a pasta do Turismo com o presidente e, o pelouro do Associativismo com a vereadora Graça Silva, o vice-presidente é igualmente responsável pelos pelouros do Planeamento e Desenvolvimento Estratégico, Cooperação e Integração Regional, Saúde e Tecnologia e Inovação.

Quando já era conhecida a atribuição do pelouro da Educação a Graça Silva, foi também hoje tornado público que para além daquele pasta – agora designada por Educação, Formação e Qualificação – a vereadora que integra o executivo em permanência acumula também os pelouros da Cultura e Desporto, Juventude e Tempos Livres e Património Municipal.

Sem que o assunto tivesse merecido qualquer consideração por parte do executivo, que hoje reuniu no Salão Nobre da Câmara, é possível verificar que as tentativas de entendimento entre socialistas e independentes não surtiram os efeitos inicialmente esperados.

A base da discórdia terá estado em torno da atribuição do pelouro das Obras Públicas que chegou a ser reclamado pelo independente José Carlos Mendes como condição para a existência de entendimento.

Ainda que disposto a entregar a vice-presidência da Câmara ao vereador independente, Alexandrino não abdicou daquela importante pasta, acabando por tirar de cena a hipótese de coligação.

Numa reunião que ficou marcada pela forte participação do ex-presidente da Câmara Municipal, foi ainda comunicada a nomeação de Artur Abreu para a presidência da Adeptoliva e de José Francisco Rolo para a direcção da Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

Até ao final do mês, Alexandrino conta ainda anunciar a nova constituição do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

LEIA TAMBÉM

Líder parlamentar do PSD questiona António Costa sobre a reconstrução das casas afectadas pelos incêndios.

O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, pediu ontem explicações ao primeiro-ministro sobre o reduzido número …

Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital garante verba ainda desconhecida para reconstrução das segundas habitações depois de questionado pelo vereador do PSD

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, disse hoje que …