PSD e CDS desafiam PS a dizer se “retira ou não retira a confiança política a António Lopes”

O PSD e o CDS-PP vão solicitar a marcação, para breve, de uma Assembleia Municipal extraordinária para ali colocarem a votação uma moção de confiança a António Lopes. A oposição quer saber se o PS “retira ou não retira a confiança política” ao presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

No rescaldo de uma reunião de Assembleia Municipal onde entendem que o presidente do mais importante órgão autárquico do concelho foi “desautorizado” pelo partido por que foi eleito, PSD e CDS saem à defesa de António Lopes, exigindo no imediato uma “clarificação” do atual momento político.

O inédito episódio político que coloca a oposição (PSD e CDS) ao lado do presidente da Assembleia (PS), eleito por maioria absolutíssima aconteceu, ontem à noite, na habitual casa dos deputados, o Salão Nobre da Câmara Municipal, pela mão de Nuno Vilafanha (PSD) e Luís Lagos (CDS-PP) inconformados com o “pântano político” a que se assiste no concelho oliveirense.

“Quem teve um resultado como o PS, a primeira responsabilidade que tem é de criar um clima saudável e de estabilidade política . Mas temos assistido a tudo menos a estabilibidade política e muito por culpa do PS”, referiu ontem à noite o deputado do CDS-PP que, sem reservas, criticou aquela que tem sido a atuação do partido socialista que não tem sabido lidar com a maioria absoluta e “está a lutar contra si próprio”. “Quando há um ataque claro do presidente da Assembleia ao presidente da Câmara, o que ouvimos do PS foi nada. Há um silêncio absoluto que não contribui para a necessária clarificação”, insistiu Luís Lagos que do mesmo modo, desaprecia a “agressividade contra natura” a que assistiu na reunião da Assembleia da última sexta feira com o PS a “desautorizar” o presidente da Assembleia quando “queria levar o regimento à reunião seguinte para que todos se pudessem rever nesse regimento”. “Se isto não é abrir uma paz podre, não sei o que é”, comentou o deputado, encaixando o episódio no conjunto de “trapalhadas” protagonizado pelo PS.

“O PS deve dizer se quer este presidente da Assembleia Municipal, se o quer com este estilo ou se não quer. Tem que dar resposta ao eleitorado”

“Não podemos continuar a viver em clima constante de guerrilha, com ataques e insinuações que parecem não ter fim, como uma telenovela mexicana em que não queremos participar”, disse também o deputado do PSD, Nuno Vilafanha, condenando aquela que foi a postura assumida por deputados socialistas na última reunião de dezembro ao indicarem a “porta de saída” ao presidente da Assembleia. “Tentaram correr com ele”, recordou o deputado municipal que ontem desapreciou de igual modo os “reparos” que são feitos por deputados socialistas no momento em que António Lopes fala. “Isto não deve ser muito confortável para o presidente, sem saber se tem ou não o apoio de quem o elegeu”, disse ainda Nuno Vilafanha que, neste cenário de crise política aprecia a postura de António Lopes que “tem demonstrado elevação maior e assegura alguma imparcialidade”.

Para PSD e CDS é “evidente a desconfiança” do PS em relação ao presidente da Assembleia Municipal, pelo que entendem ser mais do que propositada a marcação de uma reunião extraordinária, onde esperam apresentar e votar favoravelmente uma moção de confiança e, assim, colocar à prova a confiança do PS em António Lopes.

“O PS deve dizer se quer este presidente da Assembleia Municipal, se o quer com este estilo ou se não quer. Tem que dar resposta ao eleitorado”, exorta Luís Lagos expectante em saber se o partido a quem os oliveirenses confiaram uma maioria absolutíssima em troca de “estabilidade política”, vai ou não “roubar a legitimidade a António Lopes e o destituir do cargo”.

Respostas que o PSD e CDS esperam com ansiedade, para que o debate em Oliveira do Hospital deixe de ser em torno da crise política, para passar a ser em torno do que realmente interessa para o desenvolvimento do concelho. “Está tudo ocupado pelo clima de intriga e de conflitualidade no seio da maioria”, verifica Luís Lagos.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …

  • Oliveirense

    Antes demais, o PS Oliveirense existe ?
    O que se tem visto é um líder da concelhia muito fraquinho que parece um boneco nas mãos de alguns.
    O PS Oliveira do Hospital é uma anedota uma manta de retalhos, e não venham com grandes conversas porque são os próprios militantes que o dizem.
    Acho bem que a oposição venha pedir esclarecimentos pois estão a fazer o papel que lhes compete.
    Eu sei que os velhos do Restelo que pelo nosso concelho proliferam, estão chateados com a juventude que começa a aparecer.
    Agora aguardamos pelos esclarecimentos por parte do PS na pessoa do Presidente da Concelhia.
    Eles pensavam que brincavam com o António Lopes, uma homem sempre manteve a postura que actualmente mostra.

  • Ouvido na barbearia

    – Então agora o Vilafanha encostou-se ao Lagos?
    – Parece que sim, sempre está melhor debaixo das saias deste do que das saias do sogro.
    – Então e se o PS retirar a confiança ao Lopes?
    – Lá fica o PSD e o CDS sem ninguém que faça o trabalho deles, oposição.

  • justiceiro

    Meus senhores pensem bem. Uma assembleia extraordinaria para tratar não de assuntos de interesse para o concelho mas sim para tratar de uma questão pessoal do Sr. Antonio Lopes com o PS? O que é que pretendem? Politiquice barata, chicana politica ? Gastar cerca de 5000 euros ao erário publico para isso? Este conluio entre o Presidente da Assembleia e a oposição é isso que pretendem? Meus senhores tenham tino, tenham pudor e deixem-se de brincar aos politicos ! Tanto quanto eu sei não foi o PS que criou cenarios de qualquer crise politica. Quem os anda a criar já há algum tempo é o o Antonio Lopes e agora esta aliança PSD/CDS tambem quer vir a reboque. Quem é que criou o diferendo com o Presidente da Câmara? Foi o PS ou foi o Antonio Lopes? Este senhor por onde tem passado segundo se consta só tem criado problemas. O que o PS tem de fazer é po-lo no lugar que ele deve ter. É po-lo no lugar da oposição juntamente com os outros. E se ele tivesse dignidade já se deveria ter demitido…… mas esta agarrado á cadeira.

    • Não me esqueço

      Pôr o António Lopes no lugar dele?
      Não estarás tu “justiceiro” a usufruir de um lugar graças a ele?
      António Lopes é o verdadeiro responsável por a situação politica que temos no concelho. Foi ele que levou o Alexandrino a Presidente, foi ele que levou o PS a esta maioria,e acredito que seja ele que agora esteja arrependido.
      Nunca é tarde para corrigir os erros. Se por acaso António Lopes achar que o melhor é destabilizar esta situação, pois que siga em frente.
      Todos sabemos que o sistema que a Câmara leva por diante não tem viabilidade.
      O Alexandrino, já fez saber que vai sair para outros vôos, pois já reparou que não sabe governar, sabe gastar. Outros terão que resolver os problemas que aparecerão.
      António Lopes já há muito viu onde estão os que conseguem desenvolver este concelho, assim como viu onde estão os parasitas. Que ponha as cartas na mesa, chame os bois pelos nomes, arregace as mangas, escolha a equipa e candidate-se a Presidente da Câmara. Se perder, os conscientes não o levarão a mal.

  • Só vim á bola

    Justiceiro é fácil tu e outros que abdiquem do valor pago para irem ás reuniões que já se poupava algum…ou então manda o KIT ir te buscar.. pois o Lopes punha o lugar á disposição e depois começa um regabofe ainda maior, então é que era fazer o que bem apetecia. Deixa lá esta a oposição, pois o PS desmembrado é que tem que te preocupar.

  • sócrates – o verdadeiro

    Mas existe um diferendo? É que vejo a oposição mais preocupada dos que os próprios interlocutores. Está certo. Assim sempre aparecem nos media. O que interessa é aparecer e parecer….que se faz oposição, nem que seja a dar tiros nos pés. É preciso é fazer barulho. Primeiro (antes das eleições) dizendo cobras e lagartos daquele com quem se preocupam agora. Ele há com cada uma.
    “A sabedoria começa na reflexão.” – Sócrates – O Verdadeiro

    • Brazuca

      Hei cara;
      O verdadero Sócrates. Pensei quétinha morrido cara.
      Adorei vê vossê jogar à copa de 82 àqui ò lado na Espenha. Bê vindo

  • opraeles

    “Justiceiro”: Então o Lopes está com a oposição? Com o atestado que passou…quanto mais bate mais gostam dele, é? Ainda não deu para aprenderes o que ele tanta vez diz.”A bandeira é o Concelho”.Não está farto de demonstrar que é assim? Andas à procura de quê? É verdade.Por onde passa só faz “estragos”. É como as virgens que querem continuar a ser.Estragam sempre o programa..! Só encontra “artistas” a pensar na vidinha…

  • desalinhado

    Ó meus caros amigos, então os senhores ao invés de se manterem no vosso canto, a assistir ao próximo capítulo da tal “novela mexicana” estão a tomar partido de um dos lados!!! Como sabem e viram isto ainda vai ” mexer” mais e em vez da oposição poder tirar dividendos querem acalmar as águas….. há problemas bem mais importantes para se debater.