Imagem vazia padrãoO Clube Seita organiza este ano em Oliveira do Hospital, entre os dias 9, 10 e 11 de Maio, a 2ª ronda do campeonato europeu de Enduro, juntamente com a 4ª ronda do Nacional.

“A Federação confiou em quem já tinha demonstrado qualidade organizativa”

Esta prova, que constitui um evento desportivo de cariz internacional, é apenas destinada às classes “Elite” e “Nacional” e, de acordo com a direcção do clube, visa “tentar de alguma forma contribuir para a manutenção de provas de carácter internacional no nosso país, assim como levar o nome de Portugal ao mais alto nível organizativo”.

Contactado pelo Correio da Beira Serra, o presidente do clube oliveirense, Carlos Silva, destacou a importância de Oliveira do Hospital ter conquistado uma prova que só se disputa em quatro países – Itália, Portugal, Letónia e Holanda – e mostrou-se convicto de que a Federação Portuguesa de Motociclismo confiou em “quem já tinha demonstrado qualidade organizativa” para a realização de um evento deste género. Sublinhe-se que o Clube Seita tem já um importante currículoImagem vazia padrão ao nível da organização deste tipo de acontecimentos desportivos, pois já promoveu em Oliveira do Hospital 14 provas do campeonato nacional, uma do campeonato da Europa, em 2000, e outra do campeonato do mundo, no ano de 2002.

Continuidade da Prova em Portugal dependerá da capacidade organizativa do Clube Seita

Ciente da enorme “responsabilidade” que recai sobre a organização desta prova, Carlos Silva referiu ao CBS que “todo esse capital de experiência cria pontos a nosso favor”, mas sublinhou que “da nossa organização dependerá a continuidade de provas do Europeu em Portugal”.

Pois, como explicou aquele dirigente do Clube Seita há neste momento “vários países interessados nesta segunda prova do Europeu”. São, por exemplo, os casos da França “que tem muitos pilotos a concorrer no Europeu” e a própria vizinha Espanha.

Constituído como um clube “sem estofo financeiro”, Silva frisou que este Europeu, que tem um orçamento de cerca de 45 mil euros, conta com o apoio da Câmara municipal e de alguns patrocinadores locais, uma vez que conforme o próprio sustenta, a autarquia oliveirense “tem visto a capacidade que temos demonstrado ao nível da organização de eventos de alguma dimensão”.

Para colocar esta prova no terreno, o Clube Seita contou com um núcleo duro que definiu toda a logística e o alinhamento da prova, mas durante a competição hverá mais de 60 pessoas que, em regime de voluntariado, tudo farão para que o Europeu seja um sucesso.

 

Centro Nevrálgico do Europeu no novo espaço da feira mensal

Conforme explicou a este jornal um outro dirigente do clube, Jorge Gouveia, que em 2003 se consagrou campeão nacional na classe de Enduro 250 cc, este Europeu de 2008 tem um novo figurino, porque se desenrola”em zonas extremamente bonitas, com travessias de rios, e óptimas para a prática do Enduro”.

Com o centro nevrálgico localizado no espaço vedado da nova feira mensal, Gouveia salienta tratar-se de “uma zona fabulosa para instalar o Paddock”. “Conseguimos finalmente um paddock com potencialidades para organizar uma prova do mundial”, referiu aquele ex-piloto, dando ainda conta de que “50 por cento da corrida vai desenrolar-se nas proximidades” da zona de assistências.

Nas duas provas – Europeu e Nacional – , a organização espera uma participação de cerca de 100 pilotos, sendo que entre nós estarão seguramente alguns dos nomes mais conceituados do Europeu.

Mostra de Sabores e Artesanato em sintonia com o Enduro

Para abrilhantar ainda mais este acontecimento desportivo, o Clube Seita promove – em colaboração com a Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital – a 2ª Mostra de Sabores e Artesanato. Trata-se de um certame que estará patente ao público, entre os dias 8 e 11 de Maio, no novo espaço da feira mensal e que contará com exposições de artesanato, animação, desporto, restaurantes e produtos regionais.

 

LEIA TAMBÉM

O Bava da Bola

Um tal Bava, Zeinal de primeiro nome, foi presidente executivo durante anos da PT. Em …

Aquela máquina…

Dois golos de Cristiano Ronaldo e um de André Silva asseguraram a vitória de Portugal …