“Se nós não fizermos a escola, mais dia menos dia perdemos a ESTGOH”

Interpelado sobre o assunto pelo presidente da junta de freguesia de Vila Franca da Beira – João Dinis foi este sábado à assembleia municipal defender que “não pode ser o município a substituir-se ao governo”, até porque isso terá repercussões na realização de outras obras municipais – José Carlos Alexandrino foi categórico: “ esta obra, com dinheiros do governo, nunca será feita. Tenham consciência disso”, observou o chefe do executivo camarário.

Depois de sustentar que a ESTGOH deve ser uma escola dimensionada para mil alunos e que “a obra não deve custar mais de três milhões de euros”, Alexandrino deu conta de algumas “démarches” que vem efectuando junto do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Alfredo Marques, e explicou aos deputados da assembleia municipal que a construção daquele equipamento vai ser candidatada aos fundos comunitários do Programa Operacional Valorização do Território.

Segundo explicou, a candidatura deverá ser elaborada pelo município de Oliveira do Hospital que, posteriormente, encetará um protocolo com o Instituto Politécnico de Coimbra com vista à cedência das instalações.

Alegando que “se nós não fizermos a escola, mais dia menos dia perdemos a ESTGOH”, o autarca eleito pelo PS prometeu esgotar todas as tentativas com vista ao financiamento da obra através de dinheiros comunitários, mas não descartou a possibilidade de ter que ser a câmara municipal a assumir os custos.

“Se tivermos que fazer um sacrifício nestes parâmetros – três milhões de euros –, nós temos que fazer a escola”, disse.

LEIA TAMBÉM

Alunos da ESTGOH consideram “Oliveira do Hospital uma cidade acolhedora”

ESTGOH atrai 110 alunos na primeira fase de acesso ao ensino superior, curso de Gestão das Bioindústrias sem grande adesão

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) preencheu 110 das …

Amianto vai ser retirado da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, oposição critica “timing”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital anunciou ontem que assinou um contrato de adjudicação …