Home - Educação - “Se nós não fizermos a escola, mais dia menos dia perdemos a ESTGOH”

“Se nós não fizermos a escola, mais dia menos dia perdemos a ESTGOH”

Interpelado sobre o assunto pelo presidente da junta de freguesia de Vila Franca da Beira – João Dinis foi este sábado à assembleia municipal defender que “não pode ser o município a substituir-se ao governo”, até porque isso terá repercussões na realização de outras obras municipais – José Carlos Alexandrino foi categórico: “ esta obra, com dinheiros do governo, nunca será feita. Tenham consciência disso”, observou o chefe do executivo camarário.

Depois de sustentar que a ESTGOH deve ser uma escola dimensionada para mil alunos e que “a obra não deve custar mais de três milhões de euros”, Alexandrino deu conta de algumas “démarches” que vem efectuando junto do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Alfredo Marques, e explicou aos deputados da assembleia municipal que a construção daquele equipamento vai ser candidatada aos fundos comunitários do Programa Operacional Valorização do Território.

Segundo explicou, a candidatura deverá ser elaborada pelo município de Oliveira do Hospital que, posteriormente, encetará um protocolo com o Instituto Politécnico de Coimbra com vista à cedência das instalações.

Alegando que “se nós não fizermos a escola, mais dia menos dia perdemos a ESTGOH”, o autarca eleito pelo PS prometeu esgotar todas as tentativas com vista ao financiamento da obra através de dinheiros comunitários, mas não descartou a possibilidade de ter que ser a câmara municipal a assumir os custos.

“Se tivermos que fazer um sacrifício nestes parâmetros – três milhões de euros –, nós temos que fazer a escola”, disse.

LEIA TAMBÉM

Carta Aberta: “Provas de Aferição” – no 2º ano de escolaridade. É necessário banir este disparate para defender as nossas Crianças! Autor João Dinis, Jano

Exmº Senhor Ministro da Educação e Ciência. Exmº Senhor Presidente da Comissão de Educação e …

Feira de Orientação Escolar e Profissional de Penacova encerrou com “saldo altamente positivo”

Mais de duas dezenas de expositores (universidades públicas e privadas, institutos e escolas superiores, Academia …