Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís Marques

Qual é a diferença entre Anabolismo e Catabolismo? Autor: Luís Marques

Anabolismo e catabolismo são estados diferentes que descrevem se o corpo está a construir, ou a perder tecido muscular. Quando se pretende ganhar peso, deve-se maximizar o tempo em que o corpo fica em estado de construção muscular, de forma a que os resultados sejam satifastórios. A forma como se come, treina e descansa influencia diretamente neste processo.

Catabolismo:

Estado em que o corpo degenera tecido muscular. Após um treino, seja de estímulo cardiovascular ou muscular, instaura-se fadiga no tecido muscular. Quanto mais longo e difícil for o treino, mais fadiga cria ao tecido muscular. Outros fatores podem contribuir para que o corpo permaneça em estado catabólico, como a má alimentação e a falta de descanso.

Anabolismo:

Estado em que o corpo constrói tecido muscular. Após o descanso o corpo começa a reparar o tecido muscular danificado. Desta forma, é durante o repouso, e não no treino, que o corpo desenvolve massa muscular.

corpo

Como ficar em estado anabólico por mais tempo?

Existem algumas estratégias para deixar o corpo em estado anabólico por mais tempo, promovendo o ganho de massa muscular.

A boa alimentação é fundamental. Comer de 3 em 3 horas é uma excelente estratégia. Quando não se come por uma largo período de tempo, o corpo entra em estado catabólico, promovendo a perca do tecido muscular. A melhor forma de evitar é comer várias vezes ao dia, começando de manhã e acabando imediatamente antes de deitar. Nunca, mas nunca falhar o pequeno almoço. Quando acordamos, o corpo encontra-se em déficit de nutrientes há algum tempo, e muitas das vezes já se encontra em estado catabólico. Desta forma é fundamental comer o mais rápido possível, a fim de entrar em estado anabólico.

Controlar o tempo de treino também é muito importante, o ideal será um treino a rondar os 60 minutos de estímulo sem nunca ultrapassar os 90 minutos. Quanto mais se treina, mais os músculos degeneram. Para quem pretende ganhar massa muscular, contexto este que é transversal à maioria dos praticantes de exercício físico diário não atletas, é primordial perceber que o treino é o estímulo e o descanso o potenciador.  Para os que passam horas no ginásio (“Residentes de ginásio”), o exercício deve ser mais intenso e a duração mais curta, 60 minutos a TOP!!!

Por fim, é importante perceber a necessidade de descanso dos músculos para que estes se desenvolvam de forma satisfatória. Dormir pelo menos 8h por dia e dividir o treino de forma racional, evitando que o corpo trabalhe os mesmo grupos musculares em dias seguidos.

Não se esqueça, o verdadeiro treino para quem treina, é o descanso.

Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís MarquesAutor: Luís Marques

LEIA TAMBÉM

A síndrome de Javert e o espírito de Abril. Autor: Renato Nunes

Javert, o icónico inspector do romance Os Miseráveis, escrito por Victor Hugo no século XIX, …

Da promessa à efetiva criação do Plano Nacional para as demências. Autor: José Carreira

A Alzheimer Portugal há muito que tem vindo a defender um Plano Nacional para que …