Quatro carros de bombeiros consumidos pelas chamas em Penacova (Com Vídeo)

Quatro carros de bombeiros foram, ontem à tarde, consumidos pelas chamas no incêndio que lavrava na localidade de Carvoeira, Penacova. Quatro bombeiros receberam cuidados hospitalares devido à inalação de fumo e tiveram alta.

Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), adiantou que dois bombeiros receberam assistência médica no centro de saúde de Penacova e outros dois foram para o Hospital de Coimbra devido à inalação de fumo, mas já receberam alta.

Segundo o presidente da LBP, quatro carros foram este domingo à tarde consumidos pelas chamas num incêndio que às 18:50 ainda lavrava na localidade de Carvoeira, Penacova.

As chamas destruíram duas viaturas dos bombeiros voluntários de Penacova, uma da corporação de Vila Nova de Poiares e outra da corporação de Brasfemes, tendo os bombeiros que seguiam nos carros conseguido fugir das chamas.

No entanto, os quatro bombeiros de Vila Nova de Poiares fugiram para uma zona queimada e inalaram fumo, afirmou. O fogo andou muito perto das povoações de Riba de Cima, Sanguinho e Carvoeiro.

Na manhã desta segunda feira, encontram-se ativos três incêndios, dois no distrito de Viseu e um outro no da Guarda, mobilizando no terreno mais de 400 bombeiros.
Durante esta madrugada foram dados como dominados os fogos que tiveram início também este domingo em Quintã/Lufrei, no concelho de Amarante, distrito do Porto, e em Vila Longa, no concelho de Sátão (Viseu).

No incêndio em Sátão, uma mulher sofreu queimaduras graves, tendo sido transportada para o hospital de Viseu, confirmou à Lusa o Centro Distrital de Operações de Socorro. No mesmo concelho, uma bombeira recebeu assistência hospitalar depois de sofrer uma intoxicação por inalação de fumo durante o combate às chamas ao incêndio que se alastrou a Aguiar da Beira.

O site da Autoridade Nacional e Protecção Civil avança que esta manhã as chamas estão ainda activas em duas localidades do distrito de Viseu. Ainda no distrito de Viseu, a Protecção Civil confirma que 126 bombeiros, apoiados por 16 viaturas, tentam dominar um fogo que teve início numa zona de floresta pelas 13h20 de domingo, em Macieira, concelho de São Pedro do Sul.

No distrito da Guarda, 125 homens tentam dominar um fogo, com três frentes ativas, numa zona de mato na localidade de Esporões, concelho de Trancoso.
Em nenhum dos três incêndios ativos esta manhã há indicação de perigo para as populações.

Fontes: publico, jn, rtp

LEIA TAMBÉM

Mortes em acidente em Tábua no acesso ao IC6

Dois homens morreram hoje na sequência de uma colisão frontal entre duas viaturas ligeiras numa …

Funcionário público detido na região de Viseu por apropriação de objectos apreendidos judicialmente

PJ deteve em Trancoso desempregado por alegada violação de criança

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 34 anos, em …