Quatro dezenas de jovens participam nas Férias Arqueológicas da Bobadela

 

Em pleno período de férias escolares, um grupo considerável de jovens alunos, com idades entre os 11 e os 17 anos, acedeu ao repto lançado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para participação nas Férias Arqueológicas com a duração de quatro dias na freguesia da Bobadela.

Chegando a atrair a atenção de três jovens do vizinho concelho de Tábua – os restantes são alunos dos agrupamentos de escolas Brás Garcia de Mascarenhas e Cordinha – o projecto arrancou, ontem, sob a coordenação do recém-criado Gabinete para o Património Arquitectónico e Histórico-arqueológico do município, contando com a colaboração directa de quatro estudantes de mestrado de Arqueologia e Antropologia.

Com acções previstas para o exterior, o programa das Férias Arqueológicas sofreu algumas alterações decorrentes do mau tempo que se tem feito sentir. De acordo com Rui Silva, responsável pelo gabinete, os jovens alunos ainda chegaram a andar no terreno, mas foram depois encaminhados para a realização de actividades paralelas, como sejam a visita a algum do património concelhio e a participação em jogos lúdicos.

Pese embora a adversidade climatérica, Rui Silva faz um balanço “positivo” da iniciativa, verificando que “as crianças têm sido extremamente entusiastas”. “Os alunos têm interesse por estas matérias”, referiu o jovem arqueólogo, certo de que futuras iniciativas semelhantes “terão muito sucesso”.

Com duração até à próxima quinta-feira, 1 de Abril, o projecto das Férias Arqueológicas consiste na identificação visual, em regime intensivo, da cultura material – artefactos, cerâmica e afins – dispersa pelas redondezas da freguesia de Bobadela, seja em campos agrícolas ou no tecido urbano.

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …