Quatro toneladas de alimentos para Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital

 

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital elogiou, na última reunião do executivo oliveirense, os “voluntários” que colaboraram na campanha de recolha de bens alimentares, promovida pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) em favor do recém-criado Banco de Recursos Sociais, com o objetivo de ajudar famílias carenciadas ou temporariamente em situações de emergência.

“Foram recolhidas quase quatro toneladas de alimentos entre 8 e 11 de Dezembro”, informou José Francisco Rolo, adiantando que igual número de alimentos foi também conseguido pelo Banco Alimentar Contra Fome na campanha que realizou, naquele período, em Oliveira do Hospital. A iniciativa decorreu junto dos clientes dos cinco maiores supermercados locais.

No âmbito desta ação, o Contrato Local de Desenvolvimento Social potenciou a entrega de 38 cabazes de ajuda alimentar, recheados com os principais alimentos que devem constar na mesa da ceia natalícia.

A autarquia oliveirense procedeu ainda à entrega de 82 cabazes de Natal que beneficiaram 247 oliveirenses. Para o processo de identificação das famílias mais carenciadas, a rede social do concelho contou com o apoio das juntas de freguesia de Oliveira do Hospital.

O modo como o processo decorreu em algumas autarquias é que não agradou ao presidente da Câmara Municipal que, em reunião do executivo, fez alusão à existência de listas muito extensas.

“Percebemos que as coisas não resultaram e houve presidentes de Junta que reformularam as suas listas”, referiu José Carlos Alexandrino, destacando a necessidade de “responsabilizar” os autarcas. “Nos próximos cabazes de Natal, as juntas pagam 75 por cento e a Câmara paga 25 por cento”, avisou.

LEIA TAMBÉM

PSD quer conhecer calendário das obras do IP3

O PSD, através da deputada Fátima Ramos, eleita pelo Círculo eleitoral de Coimbra, questionou o …

Plataforma quer fim das portagens nas ex-scuts do interior e anuncia novos protestos

A Plataforma Para a Reposição das Scut na A23 e A25 defendeu hoje em comunicado …