Queijaria de Oliveira do Hospital ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas do Queijo de Montanha

 

A participação nas “Olympiades des Fromages de Montagne” valeu a medalha de ouro na categoria de “Prix Speciaux” para o queijo Serra da Estrela produzido na Quinta da Cobrançã, de Paulo Rogério.

Participado por 605 queijos de montanha a nível mundial, o concurso contou ainda com a participação de mais sete queijos da Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela, sendo que a medalha de prata foi atribuída a um produtor do concelho de Nelas.

Ainda que satisfeito com a distinção que conquistou no concurso, Paulo Rogério admitiu ao correiodabeiraserra.com não ter ficado surpreendido, porque sabe que produz “um queijo de qualidade, seguindo todas as normas exigidas pelo caderno de encargos para a produção do Queijo Serra da Estrela: ovelha Serra da Estrela, adição de sal e cardo”.

“Não uso químicos nenhuns”, referiu o produtor a este diário digital, recordando que, já em 1989, a queijaria que na altura era explorada pelos pais também conquistou o primeiro prémio num concurso realizado nos Estados Unidos da América.

Com uma produção anual de queijo que ronda as 10 toneladas, a queijaria de Paulo Rogério é uma das quatro do concelho que procede à certificação do produto, ainda que em apenas uma pequena parte.

“No ano passado certifiquei 600 queijos”, verificou, estimando que o processo de certificação só chegue “a 10 por cento” da sua produção”. A medida é justificada pelo produtor com o os custos inerentes ao processo de certificação e que encarecem o produto final. Para além disso, lembra que os seus principais consumidores são locais e não querem o queijo certificado.

Embora sem certificação, Paulo Rogério garante que o produto “é igual”. “Pôr o rótulo Queijo Serra da Estrela, ou pôr o rótulo Queijo de Ovelha não altera nada”, assegura.

Para além da produção de queijo, a Quinta da Cobrançã tem a seu cargo um rebanho constituído por 350 animais distribuídos por três explorações. Para além disso, Paulo Rogério ainda procede à aquisição de leite junto de mais duas explorações.

A queijaria de Paulo Rogério vai estar representada na XIX Festa do Queijo e outros produtos locais de qualidade que se realiza, no próximo sábado, em Oliveira do Hospital. O seu rebanho vai ainda participar no tradicional desfile e no processo de tosquia ao vivo.

A entrega da medalha de Ouro terá lugar, pelas 16h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

Primeiro-ministro vê nas biorefinarias uma “oportunidade” para aproveitar a floresta e elogia trabalho desenvolvido na BLC3

O primeiro-ministro destacou ontem na inauguração do Campus de Tecnologia e Inovação BLC3, em Oliveira do …

António Costa remete construção do IC6 para “quando haja condições financeiras”

O primeiro-ministro não se compromete com uma data para a construção do IC6 entre Tábua …