O Queijo Serra da Estrela DOP está entre as três entradas finalistas ao concurso das 7 Maravilhas da Gastronomia. A votação está a decorrer até 7 de setembro.

Queijo Serra da Estrela é finalista das “7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa”

 

A Confraria do Queijo Serra da Estrela está prestes a conseguir alcançar o objetivo a que se propôs: tornar o Queijo Serra da Estrela DOP numa maravilha da gastronomia portuguesa.

Mentora da candidatura daquele que é considerado por muitos como o “melhor queijo do mundo” ao concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia”, a Confraria já viu ultrapassadas as eliminatórias anteriores e espera agora que os portugueses elejam – a votação começou a 7 de maio e decorre até 7 de Setembro – o Queijo Serra da Estrela DOP como a maravilha da gastronomia portuguesa na categoria Entradas, onde concorre diretamente com a alheira de Mirandela (Trás-os –Montes e Alto Douro) e o Pastel de Bacalhau (Lisboa e Setúbal).

Dos 70 pratos pré-finalistas foram selecionados 21 pratos que se agrupam em sete categorias: entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces.

A açorda à alentejana, o caldo verde (Entre Douro e Minho) e a sopa da pedra (Ribatejo/Estremadura) são candidatas na categoria das sopas.

Nos mariscos, o galardão de maravilha é disputado pelas amêijoas à Bulhão Pato (Lisboa e Setúbal), o arroz de marisco (Estremadura e Ribatejo) e o xarém com conquilhas (Algarve).

No peixe estão o bacalhau à Gomes de Sá (Entre Douro e Minho), o polvo assado no forno (Açores) e a sardinha assada (Lisboa e Setúbal).

A chanfana (Beira litoral), o leitão da Bairrada (Beira Litoral) e as tripas à moda do Porto são concorrentes diretos nas carnes e, na caça o lugar de honra é disputado pelo coelho à caçador (Beira Litoral), o coelho à Porto Santo à caçador (Madeira) e a perdiz de escabeche de Alpedrinha (Beira Interior).

Nos doces constam o pastel de Belém (Lisboa e Setúbal), o pastel de Tentúgal (Beira Litoral) e o pudim Abade Priscos (Entre Douro e Minho). Até 7 de Setembro cabe aos portugueses votar nas sete maravilhas.

A eleição decorre através de telefone, SMS ou pela internet, no site do evento ou no Facebook.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …