O Queijo Serra da Estrela DOP está entre as três entradas finalistas ao concurso das 7 Maravilhas da Gastronomia. A votação está a decorrer até 7 de setembro.

Queijo Serra da Estrela é finalista das “7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa”

 

A Confraria do Queijo Serra da Estrela está prestes a conseguir alcançar o objetivo a que se propôs: tornar o Queijo Serra da Estrela DOP numa maravilha da gastronomia portuguesa.

Mentora da candidatura daquele que é considerado por muitos como o “melhor queijo do mundo” ao concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia”, a Confraria já viu ultrapassadas as eliminatórias anteriores e espera agora que os portugueses elejam – a votação começou a 7 de maio e decorre até 7 de Setembro – o Queijo Serra da Estrela DOP como a maravilha da gastronomia portuguesa na categoria Entradas, onde concorre diretamente com a alheira de Mirandela (Trás-os –Montes e Alto Douro) e o Pastel de Bacalhau (Lisboa e Setúbal).

Dos 70 pratos pré-finalistas foram selecionados 21 pratos que se agrupam em sete categorias: entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces.

A açorda à alentejana, o caldo verde (Entre Douro e Minho) e a sopa da pedra (Ribatejo/Estremadura) são candidatas na categoria das sopas.

Nos mariscos, o galardão de maravilha é disputado pelas amêijoas à Bulhão Pato (Lisboa e Setúbal), o arroz de marisco (Estremadura e Ribatejo) e o xarém com conquilhas (Algarve).

No peixe estão o bacalhau à Gomes de Sá (Entre Douro e Minho), o polvo assado no forno (Açores) e a sardinha assada (Lisboa e Setúbal).

A chanfana (Beira litoral), o leitão da Bairrada (Beira Litoral) e as tripas à moda do Porto são concorrentes diretos nas carnes e, na caça o lugar de honra é disputado pelo coelho à caçador (Beira Litoral), o coelho à Porto Santo à caçador (Madeira) e a perdiz de escabeche de Alpedrinha (Beira Interior).

Nos doces constam o pastel de Belém (Lisboa e Setúbal), o pastel de Tentúgal (Beira Litoral) e o pudim Abade Priscos (Entre Douro e Minho). Até 7 de Setembro cabe aos portugueses votar nas sete maravilhas.

A eleição decorre através de telefone, SMS ou pela internet, no site do evento ou no Facebook.

LEIA TAMBÉM

Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

Detido em Seia traficante de estupefacientes

A GNR de Seia e de Paranhos da Beira detiveram um homem de 23 anos, …

Mortes em acidente em Tábua no acesso ao IC6

Dois homens morreram hoje na sequência de uma colisão frontal entre duas viaturas ligeiras numa …