Queijo Serra da Estrela é pré-finalista no concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia”

 

O queijo que é considerado por muitos como o “melhor do mundo” integra o conjunto de 70 pré finalistas no concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia”.

A concorrer na categoria de Entradas, o Queijo Serra da Estrela compete diretamente com a Alheira de Mirandela (Trás-os-Montes e Alto Douro), a Bôla de Lamego (Trás-os-Montes e Alto Douro), o Bolo do Caco (Madeira), os Espargos com Ovos (Beira Interior), as Lapas da Madeira (Madeira), a Muxama de Atum (Algarve), o Pastel de Bacalhau (Lisboa e Setúbal),os Pezinhos de Coentrada(Alentejo) e o Presunto de Barrancos – DOP (Alentejo).

A passagem do Queijo Serra da Estrela DOP para o grupo dos 10 pré finalistas de Entradas enche de orgulho a Confraria do Queijo Serra da Estrela que, com o apoio de autarquias e associações avançou com uma candidatura ao concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia”.

“A esperança continua ainda mais consistente”, afirmou Pedro Couceiro ao correiodabeiraserra.com, notando que apesar da qualidade das entradas concorrentes, o Queijo Serra da Estrela DOP “continua a ter a cereja em cima do bolo”. “Pelas suas características e história do produto continuamos a ter esperança”, confessou o elemento da Confraria.

Depois do apuramento dos 70 pré finalistas, o Queijo Serra da Estrela DOP tem ainda pela frente a fase de seleção dos 21 finalistas, que está a cargo de um painel de 21 personalidades representantes das várias áreas da sociedade.

Desta fase vão resultar os três pratos mais votados por categoria, sendo que a representatividade geográfica é assegurada pela presença, no mínimo, de uma finalista por região no total das 21 finalistas.

As 21 finalistas são conhecidas a 7 de maio, data em que se inicia a votação pública no site oficial, sms, telechamada e facebook, até 7 de setembro. Os sete vencedores são revelados a 10 de setembro, numa cerimónia que terá lugar em Santarém e transmissão em direto pela RTP.

Conheça a lista dos 70 pré finalistas.

LEIA TAMBÉM

Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase …

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio de Tábua reacendeu-se e mobiliza centenas de bombeiros

O incêndio que ontem deflagrou em Tábua, está novamente activo. O reacendimento aconteceu ao início da tarde …