Passou de Feira a Festa e realiza-se dia 8 de Março no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital. Trata-se da XVII Festa do Queijo Serra da Estrela, Mel e Enchidos organizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o apoio da Confraria do Queijo Serra da Estrela que se prepara para lançar o “Grande Livro do Queijo Serra da Estrela”.

Queijo Serra da Estrela está em festa dia 8 de Março

Imagem vazia padrãoAs portas do mercado abrir-se-ão às 08h00 do dia 8 de Março, mas o dia 1 de Março é já referenciado como o ponto de partida do certame que afinal só culmina no domingo, dia 9 de Março. É que de 1 a 9 de Março decorre na cidade a Semana Gastronómica que conta com a adesão de treze restaurantes, que ao longo da semana disponibilizarão uma ementa composta com arroz de suã, torresmos à moda da Beira, caldeirada de borrego, borrego assado, enchidos com grelos e morcela da Beira. E para a sobremesa reservam Queijo Serra da Estrela, tijelada, requeijão com doce de abóbora e mel.

No dia 5 de Março, pelas 18h00, será aberta ao público a exposição de fotografia “Da Pastorícia ao Queijo Serra da Estrela” – Paisagens de Sonho, sabores requintados…, na Casa da Cultura César Oliveira. Segue-se pelas 20h00 o jantar promocional do certame e a apresentação do conteúdo do “Grande Livro do Queijo Serra da Estrela” com a presença de – como garante informação autárquica – da comunicação social regional e nacional, convidados e representantes da Confraria do Queijo Serra da Estrela.

Para sexta-feira, 7 de Março, pelas 19h30, está agendada a recepção às confrarias de queijos nacionais e europeias. Às 21h00 terá início a arruada musical pela cidade com o grupo Viv’arte, seguido de espectáculo de malabarismo de fogo no Largo Ribeiro do Amaral.

No sábado, as portas do mercado abrem-se às 08h00, onde durante todo o dia estarão à venda produtos endógenos como o queijo, enchidos, mel, bolos tradicionais, licores e artesanato. Paralelamente, decorrerão algumas exposições e prova de sabores. Não faltará também a mostra de ovinos engalanados de raça Serra da Estrela, bem como a animação da feira à moda antiga pelo grupo Viv’arte. Durante a manhã é aguardada a actuação da Filarmónica Avoense e do Grupo de Bombos de Santa Maria da Feira responsável pela arruada. Destaque também para a recepção aos representantes da Assembleia dos Cavaleiros da Ordem Soberana e Militar de Malta seguida de missa solene. A animação musical está também assegurada para o período da tarde, destacando-se às 17h00 o desfile das Confrarias de Queijos Nacionais e Europeias.

A feira encerra às 18h00, mas a iniciativa continua na Casa da Cultura César Oliveira, onde terá lugar o XIX Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela, a entrega de prémios do concurso de fotografia, a cerimónia de entronização de novos confrades, a apresentação oficial do “Grande Livro do Queijo Serra da Estrela” e actuação do Coral de Sant’Ana. O programa termina com o banquete do XIX capítulo da Confraria.

Na mensagem dirigida aos munícipes via infomail, o presidente da Câmara Municipal sublinha que o objectivo do certame passa pela promoção e valorização dos produtos locais, “procurando incentivar, mobilizar e apoiar os produtores que se identificam com os princípios genuínos dos nossos produtos endógenos”. Acrescenta que é seu “desejo que o certame continue a ter uma grande projecção e que todos os participantes nesta Festa possam divulgar os seus produtos”.

LEIA TAMBÉM

Conversa e mais conversa mas… mas alunos e outros rapam frio nas principais escolas do concelho! Autor: João Dinis, Jano

De facto, o que mais tem aparecido de vez em quando é muita “conversa” por …

Município de Oliveira do Hospital vai vistoriar todas as Associações do concelho para evitar uma tragédia semelhante à que ocorreu em Vila Nova da Rainha

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já constituiu uma comissão que irá analisar se …