Queijo Serra da Estrela recebe Medalha de Ouro de Oliveira do Hospital

 

O Queijo Serra da Estrela já consta da lista de destinatários que, em cerimónia de comemoração do feriado municipal de Oliveira do Hospital, vão ser brindados com títulos honoríficos.

Ainda que careça de aprovação por parte da Assembleia Municipal, que reúne dia 30 de setembro, o Queijo Serra da Estrela surge ao lado de Agostinho Almeida Santos, Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e Rádio Boa Nova.

A escolha do Queijo Serra da Estrela – constitui uma novidade por não se tratar de uma personalidade individual ou coletiva – é justificada pela Câmara Municipal com o facto de o concelho integrar a região demarcada do Queijo Serra da Estrela e ter neste produto uma das suas imagens identificativas mais fortes.

“O fabrico de queijo encontra raízes nos saberes e no modo de vida ancestral da população local, prestando ainda um forte contributo à economia e cultura locais”, sublinha a autarquia em comunicado, lembrando ainda que no concelho existem cinco queijarias produtoras de Queijo Serra da Estrela.

Associada a esta realidade está ainda a continuidade da Feira do Queijo Serra da Estela, que já assinalou as 20 edições, “afirmando-se como evento de referência na região”, bem como o facto de a Confraria do Queijo Serra da Estrela ter a sua sede no concelho, tendo sido promotora da recente candidatura ao concurso nacional “7 Maravilhas da Gastronomia”, no qual o Queijo Serra da Estrela se posicionou entre os vencedores.

O galardão – medalha de Ouro municipal – vai contudo ser entregue à ANCOSE, enquanto entidade que agremia produtores locais de Queijo Serra da Estrela.

Paralelamente, também será feito reconhecimento público aos produtores concelhios com queijarias artesanais certificadas, através da atribuição da Medalha de Mérito Municipal.

Agostinho Almeida Santos, um natural de Meruge que nuca perdeu contato com as origens, será também homenageado com a medalha de Ouro de Oliveira do Hospital. Nascido em 1940, Agostinho de Almeida Santos é ginecologista e professor universitário aposentado desde 2010.

Das funções que já desempenhou destaca-se a sua passagem pelo Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra, sendo membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e, desde 2009, Cônsul Honorário de Cabo Verde para a região Centro.

Em fase de comemoração de 25 anos de emissões, a Rádio Boa Nova será igualmente homenageada pelo município “em reconhecimento do serviço público que presta 24 horas por dia, com quatro noticiários diários e um mínimo de 2 horas de emissão diária de informação, debate ou entrevista voltados para o desenvolvimento do concelho e da região, trabalhando com 40 colaboradores, 90 por cento dos quais em regime de voluntariado, num projeto de e para as pessoas”.

Pela “presença assídua nas provas nacionais de futebol durante as últimas décadas” e pelo primeiro lugar obtido na Divisão de Honra da AF Coimbra, regressando aos escalões nacionais onde militava desde o final da década de 80, também o FCOH vai ser alvo de homenagem por parte do município.

Na tomada desta decisão, a autarquia levou ainda em conta o “riquíssimo historial ao nível do Hóquei em Patins, onde já conseguiu um título de campeão nacional em iniciados e tem perto de uma centena de praticantes de todos os escalões”.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …