Queijo Serra da Estrela volta a reinar em festa marcada por novidades

Com a chegada do mês de Março, é também esperada a já tradicional Feira do Queijo de Oliveira do Hospital. Designada por Festa do Queijo Serra da Estrela e Outros Produtos Locais de Qualidade, a décima nona edição do certame realiza-se no próximo dia 20 de Março no mercado municipal e imediações.

Marcado por algumas novidades, o programa da feira arranca já no próximo dia 13 de Março com a realização de dois colóquios, na Casa da Cultura César Oliveira, dedicados à agricultura biológica e ao Vinho do Dão, dinamizados pela CAULE e APR Dão, respectivamente.

Para dia 16 de Março no mesmo espaço, está também previsto o debate “Queijo Serra da Estrela – Como preservar uma marca de Excelência”, organizado pelo Diário As Beiras.

Na véspera do certame, a feira do queijo contará ainda com algumas presenças em directo no programa “Portugal no Coração” da RTP1. Com abertura prevista para as 09h00 de 20 de Março, a Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade terá transmissão em directo, entre as 09h00 e as 11h00, para o programa “Terra a Terra” da TSF.

Marcado por um programa diversificado, o certame será constituído por exposições e provas de queijo, mel e enchidos, animação e mostras ao vivo de cães Serra da Estrela e de tosquia de ovelhas. No recinto, os visitantes terão ainda acesso a espaços de exposição e venda de diversos tipos de artesanato. Estarão ainda presentes diversas associações ligadas ao mundo rural e algumas instituições que aproveitarão a ocasião para divulgar as suas actividades.

A presente edição do certame brinda ainda os oliveirenses e visitantes com algumas novidades. Destaque para a realização da “Feira Republicana” que surge como recriação de uma feira do início do século XX. A iniciativa está a cargo do grupo Viv’Arte e insere-se nas comemorações do centenário da República.

Para os mais novos, o certame disponibiliza a “Escolinha do Queijo”, que se apresenta como espaço de animação infantil onde as crianças poderão viver parte da feira. Também os formandos do IEFP terão destaque na Festa do Queijo com o espaço autónomo MISTARTE. Neste local, é dada possibilidade aos formandos de promoverem diversos workshops, espaços de artesanato e algumas surpresas aos visitantes.

À semelhança do que vem acontecendo em anteriores edições, também este ano a Confraria do Queijo Serra da Estrela realizará o seu XXI Capítulo.

Na sua primeira visita ao certame, na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino será acompanhado pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro. Confirmada está também a presença do líder nacional do CDS-PP, Paulo Portas, que foi convidado para o certame, pelo próprio presidente da autarquia oliveirense, no passado dia 16 de Janeiro, por ocasião da participação de Oliveira do Hospital na Bolsa de Turismo de Lisboa.

Conheça aqui todo o programa do certame.

LEIA TAMBÉM

EM OLIVEIRA DO HOSPITAL APROVEITAMENTOS ELEITORALISTAS DO PS E SEUS PRINCIPAIS AUTARCAS-CANDIDATOS MANCHAM JÁ A DEMOCRATICIDADE DO PRÓXIMO ACTO ELEITORAL A 1 DE OUTUBRO ! Autor: João Dinis, Jano

Estamos a assistir a um frenesim eleitoralista por parte de “facção” do PS local envolvida …

CDU apresenta queixa na CNE contra executivo e autarcas do PS oliveirenses por aproveitamento “eleitoralista, ilegítimos e antidemocráticos”

Depois do PSD, a CDU de Oliveira do Hospital enviou também uma queixa à Comissão …