Queijo Serra da Estrela volta a reinar em Oliveira do Hospital

O evento tem direito a participação no “Portugal do Coração”da RTP e no “Terra a Terra” da TSF. 

O pontapé de saída acontece no dia 6 de Março, com a realização do jantar promocional do certame na Pousada do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira. E, a partir do dia 7 e até 15 de Março, o concelho vai dar que falar com a Semana da Gastronomia Regional participada por 13 restaurantes locais. A ementa será composta por arroz de suã, torresmos à moda da beira, caldeirada de borrego, borrego assado, enchidos com grelos e morcela da beira. No momento da sobremesa, os clientes são convidados a degustar o Queijo Serra da Estrela, tijelada, requeijão com doce de abóbora, mel e cavaleiros.

Em jeito de antecipação da festa, o programa “Portugal no Coração” da RTP, realiza entre as 16h00 e as 18h00 uma emissão em directo, a partir da Bobadela. Ao final do dia, tem lugar a habitual recepção às confrarias de queijos nacionais e europeias. A Casa da Cultura abre, pelas 21h00, as portas ao teatro pela mão do grupo Viv’Arte.

O mercado municipal será o destino dos visitantes que, no dia 14 de Março, rumam à cidade oliveirense. O mel, os enchidos, o vinho do Dão, o artesanato, o coleccionismo, as velharias e a música tradicional farão as delícias dos forasteiros que, constantemente, serão presenteados com encenações que remetem para a feira à moda antiga. Haverá ainda lugar para provas de iguarias e para a tradicional mostra de ovinos da raça Serra da Estrela. Paralelamente, decorrerá em directo para a TSF a realização do programa “Terra a Terra”.

Com um programa que se alonga até ao final do dia, altura em que terá lugar o Banquete do XX Capítulo da Confraria, a Festa do Queijo, Mel e Enchidos será também preenchida com a produção ao vivo de queijo Serra da Estrela, demonstração de tosquia de ovinos e o desfile das confrarias de queijos nacionais e europeias.

O encerramento da feira está previsto para as 18h00, mas segue-se-lhe a realização do XX Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela. Numa cerimónia que terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira, decorrerá ainda a entrega de prémios do concurso de fotografia e a cerimónia de entronização de novos confrades. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o apoio do Queijo Serra da Estrela.

LEIA TAMBÉM

Caça praticamente proibida no concelho de Oliveira do Hospital até Maio de 2018

A caça está proibida até 31 de Maio de 2018 nas zonas consumidas pelos fogos, …

Capoula Santos apresentou em Oliveira do Hospital novas medidas de apoio aos agricultores afectados pelos fogos

O Ministro da Agricultura apresentou, ontem, em Oliveira do Hospital, as novas medidas de apoio …