Vai ser sob uma tenda de mil metros quadrados instalada no Parque dos Marmelos que, entre 20 e 25 de Maio, vão decorrer os espectáculos da Semana Académica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Quim Barreiros e Slimmy na Semana Académica da ESTGOH

 

Imagem vazia padrãoNo primeiro ano de organização do certame, o presidente da Associação de Estudantes constata a falta de um “espaço com condições ideais”, mas não hesita em antever “umas das melhores semanas académicas de sempre”, com a presença de nomes como Quim Barreiros e Slimmy.

Com apenas três meses para preparação, a Associação de Estudantes (AE) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital já colocou na rua o cartaz da Semana Académica 2008 a realizar entre 20 e 25 de Maio no Parque dos Marmelos. Nomes como Quim Barreiros e Slimmy são os que mais se destacam e têm concertos previstos para 21 e 23 de Maio, com início às 22h30, respectivamente, destacando-se também o facto de pela primeira vez os espectáculos da Semana Académica da ESTGOH se realizarem ao abrigo de uma tenda de mil metros quadrados.

Para a realização do certame, a organização conta com um orçamento de cerca de 30 mil Euros e com o apoio da autarquia, ESTGOH e Instituto Politécnico de Coimbra. E o objectivo – garante o presidente da AE, João Paiva – é que a Semana Académica 2008 “seja uma das melhores de sempre”. “Temos condições para isso”, assegurou ao Correio da Beira Serra, realçando o empenho de toda a equipa que o acompanha na Associação de Estudantes e de outros estudantes que “têm dado o seu melhor”. Lamenta o pouco tempo de preparação do certame – a “AE tomou posse em Janeiro”, contou – e o facto de não ter sido possível auscultar convenientemente a comunidade escolar sobre quais as preferências para inclusão em cartaz. E, para além disso, João Paiva contava encontrar uma AE com uma situação financeira mais favorável. “Não houve tempo para se fazer uma verdadeira auscultação. Ouvimos algumas pessoas e tivemos a preocupação de encontrar o melhor pelo mais baixo custo”, contou ao CBS.

“Na cidade não existe um único espaço com características ideais”

O palco da Semana Académica volta a ser o Parque dos Marmelos que a organização vai equipar – com tenda, casas-de-banho, bancas com comida e bebida, entre outros – para acolher o certame. O Parque do Mandanelho continua a não ser usado para acolher a festa dos estudantes e João Paiva confessa que também não foi solicitado à Câmara Municipal. Com ou sem Mandanelho a constatação a que chega o jovem estudante é de que “na cidade não existe um único espaço com características ideias para acolher a realização deste tipo de eventos”. “Não é uma crítica, é uma observação. Acontece o mesmo noutros locais”, notou, considerando que o ideal era um pavilhão multiusos com boa acústica. É que, como disse, nesta altura do ano, o tempo pode ou não ser favorável.

“As pessoas querem bons momentos de diversão”

O cartaz está na rua e com ele ultimam-se os preparativos para a festa dos estudantes, também dirigida à população em geral. “Tentámos ter grupos que animem a festa e dar as melhores condições possíveis a quem for aos espectáculos”, referiu o estudante do segundo ano do curso de Administração e Finanças. Convidado pelo CBS a antever quais as noites que auguram maior adesão, João Paiva disse acreditar numa boa participação em cada um dos dias, dada a aposta na heterogeneidade dos grupos convidados. “Quim Barreiros é um artista genericamente aceite pela população… Slimmy é uma banda de referência junto da camada jovem …os TV5 (dia 24, pelas 22h30) são um grupo generalista que toca todo o tipo de música, embora sejam mais conhecidos no Litoral”, explicou.

A programação está definida e João Paiva garante que o feedback “está a ser muito bom” embora o cartaz “não seja comparável à Semana Académica de Coimbra”. “As pessoas querem bons momentos de diversão”, frisou. Para além da diversão nocturna que engloba ainda a prestação de DJs em cada um dos dias e da actuação das Tunas na noite de 22 de Maio, com início às 22h30, o dirigente associativo destaca também a Serenata a realizar na primeira noite, dia 20 pelas 23h00, na Escadaria da Câmara Municipal, o cortejo académico marcado para as 14h00 de 21 de Maio, a bênção das pastas às 10h30 de domingo, sem esquecer a actuação das Tunas da ESTGOH pelas 15h30.

Liliana Lopes

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …