Rafael Gomes sonha com campeonato do Mundo de Triatlo no Hawai

Rafael Delaunay Gomes conquistou o 3º lugar no pódio do Iberman Triatlon La Luz que se realizou em Espanha e Portugal. Uma boa prestação para o atleta de Triatlo, residente em Oliveira do Hospital, que com 31 anos soma vitórias nacionais, bons resultados internacionais e sonha com a participação no campeonato do mundo do Hawai.

Nascido na Suíça, criado em Grândola e a residir em Oliveira do Hospital, o atleta de triatlo que desde 2011 veste a camisola do Sporting integrou o grupo dos três melhores classificados na prova ibérica de Triatlo, o Iberman, que se realizou no dia 5 de outubro, com partida em La Antilla (Espanha) e chegada em Vila Real de Santo António (Portugal). Rafael Delaunay Gomes conquistou o 3º lugar do pódio, classificação que muito orgulha o atleta que já habituado a boas prestações nacionais, encara aquela classificação como muito positiva, atendendo ao facto de competir com os melhores atletas nacionais e espanhóis.

rafael2

De resto, este acaba por ser o desejo maior do atleta que a praticar a modalidade desde os 13 anos de idade – iniciou a formação na Amiciclo de Grândola tendo experimentado outras práticas desportivas – deixou cair o desejo inicial de participar nos jogos olímpicos, para agora aos 31 anos focar todas as atenções no IronMan do Hawai, o campeonato do mundo de Triatlo, que junta os melhores da modalidade.

“No ano 2000 fui convidado pela Federação de Triatlo de Portugal a preparar a participação para os jogos olímpicos, mas não consegui a pontuação suficiente”, contou o atleta ao correiodabeiraserra.com, que depois da experiência decidiu colocar de lado aquele sonho, por entender que àquela competição só chegam os atletas profissionais. Uma condição de que não goza o jovem que, formado em Educação Física pela Faculdade de Motricidade Humana, é professor de Educação Física, não tendo disponibilidade total para o triatlo.

Participar no Iron Man do Hawai revela-se, por esta altura, a ambição maior do atleta que “nascido” no seio do Amicilo de Grândola não tardou em se sagrar campeão nacional de juvenis em 1997, sendo logo encarado pelos especialistas da modalidadae como um dos melhores atletas nacionais. E não se enganaram. Pese embora o afastamento a que foi obrigado, por motivos pessoais (2004-2006), Rafael Gomes continua a ser visto como “um dos três melhores atletas da modalidade de distância longa”, tendo em 2006 ficado em 3º lugar no Homem de Ferro Nacional. Em 2011, o atleta sagrou-se campeão nacional de Triatlo Longo, tendo a boa prestação despertado a atenção do Sporting que o convidou para seu atleta.

Desde 2012, Rafael Gomes tem participado no Ironman internacional. Em Nice, o jovem foi 14º classificado num total de 2400 atletas participantes e em Wales conseguiu o 11º lugar num conjunto de 1200 atletas participantes. Resultados que, a continuarem assim, abrem caminho à participação no IronMan do Hawai mas ao qual Rafael Gomes tem dificuldade em chegar por falta de verbas. “Para conseguir o apuramento preciso entre oito a 10 mil Euros anuais”, contou o atleta que espera vir a conseguir aumentar os patrocínios para cumprir o sonho de participar no campeonato do mundo. Até que tal aconteça, Rafael Gomes não pára com os treinos diários. “Corro e faço bicicleta no asfalto ou no campo e treino na piscina municipal”, contou o jovem, agradecendo o apoio que tem sido dado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital na cedência da piscina quer interior, quer exterior.

Entre os propósitos daquele que se assume como um verdadeiro apaixonado pelo Triatlo, está ainda a criação de “uma escolinha de triatlo” que venha a assentar na formação de jovens atletas. Por cá a modalidade não tem expressão, mas Rafael Gomes está certo de que rapidamente atrairia a atenção dos jovens que cada vez ganham maior curiosidade por aquele que é um desporto pouco dado à monotonia, por englobar natação, ciclismo e corrida.

LEIA TAMBÉM

Dois jovens detidos em Seia enquanto assaltavam uma viatura

A GNR deteve ontem dois homens de 18 e 21 anos, em flagrante delito, por …

GNR deteve traficante de droga em Celorico da Beira

O Núcleo de Investigação Criminal da Guarda da GNR deteve um homem com 54 anos …