Rancho de Lagares cantou as Janeiras e os mais pequenos fizeram-se ouvir pelos Reis na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Os cantares tradicionais das Janeiras e dos Reis ecoaram nos Paços do Município de Oliveira do Hospital no início de 2015. Mantendo a tradição, elementos do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira estiveram, no dia 2 de Janeiro, na Câmara Municipal onde interpretaram algumas músicas tradicionais dos Cantares das Janeiras. Ontem foi a vez dos mais pequenos se deslocarem aos Paços do Município para assinalar o Dia de Reis.

As crianças que frequentam o pré-escolar na Casa da Obra D. Josefina da Fonseca, na Fundação Aurélio Amaro Dinis, no Jardim de Infância do Largo da Feira e no Jardim de Infância Nº1 de Oliveira do Hospital, assim como algumas crianças do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, fizeram-se ouvir nos corredores do edifício, cantando as músicas alusivas a este dia festivo.

Todos os grupos visitantes foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e pelos vereadores do executivo que saudaram a iniciativa e reforçaram os desejos de um bom ano novo para todos os participantes, refere um artigo no site da autarquia,

“Estas visitas representam também o culminar de duas iniciativas que têm vindo a ser promovidas, nos últimos anos, pela autarquia – o ‘Cantar das Janeiras na Nossa Terra’ e o ‘Cantar dos Reis na Nossa Terra’ – e que contam com a parceria de várias entidades aderentes de todo o concelho, como ranchos folclóricos, instituições e Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital”, explica o artigo, destacando que “estas iniciativas pretendem, por um lado, dar visibilidade ao importante trabalho dos grupos etnográficos do concelho que contribuem para preservar as tradições populares e culturais enraizadas no seio das suas comunidades, e por outro, incutir nos mais novos a importância para a preservação e continuidade destas tradições ancestrais”.

Fotografia: site da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

LEIA TAMBÉM

Tragédia dos incêndios em Oliveira do Hospital: cinco mortes, destruição, luto e escolas encerradas

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital decretou hoje três dias de luto municipal em …

Comentários aos resultados eleitorais em Oliveira do Hospital. Autor: João Dinis, Jano

Grande vitória da CDU na Freguesia de Meruge!  A nível municipal, porém, sai muito ferida …