Recolha de bens alimentares apoia famílias carenciadas de Oliveira do Hospital

Está a decorrer, desde o início da manhã de hoje, no supermercado da Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central, a “Pirâmide de Natal Solidário”.

A iniciativa que, neste fim-de-semana, se alarga às restantes superfícies comerciais da cidade – Intermarché, Irmãos Gonçalves e MiniPreço – mobiliza mais de meia centena de voluntários e pretende apelar à solidariedade dos oliveirenses solicitando a colaboração na iniciativa.

Na prática, a iniciativa pretende recolher o maior número possível de géneros alimentares, destinado ao Banco de Recursos Sociais que presta apoio a mais de uma centena de famílias.

A iniciativa organizada pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social, em parceria com o município e a Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital conseguiu, em 2010, recolher cerca de quatro toneladas de alimentos.

Um número que, este ano, a organização espera que venha a ser superado, até porque a nível concelhio, a autarquia garante que “os pedidos de apoio social têm vindo a aumentar”, bem como “o número de pessoas com reais necessidades de ajuda”.

Criado em 2010, o Banco de Recursos Sociais é procurado por famílias mais carenciadas, desfavorecidas ou temporariamente em dificuldades que vivam situações de emergência que requeiram uma solução imediata.

Para além de dotar o Banco de Recursos Sociais, a recolha pretende também possibilitar a elaboração dos cabazes de Natal que, nesta quadra, são entregues junto das famílias mais carenciadas.

A “Pirâmide de Natal Solidário” não se esgota na vertente social e afigura-se como um registo de voluntariado no “Ano Europeu do Voluntariado”.

“O objetivo é que os últimos meses do ano sejam marcados por uma forte ação de solidariedade que envolva ativamente todos os voluntários de forma a minorar as dificuldades de várias famílias do concelho”, sublinha o município, que num apelo à participação da comunidade nesta causa , lembra que “se todos dermos um pouco, no final, este será sempre muito”.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …